A prefeitura de Novo Hamburgo e a Fenac devem formalizar em breve o convênio para a governança do Centro de Inovação Tecnológica (CIT). Em março a conversa estava adiantada, mas nesta sexta-feira (20) o diálogo avançou, conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico Paraskevi Bessa-Rodrigues. "Acabamos de sair do grupo de trabalho do CIT e o primeiro elemento foi feito, a formatação jurídica para a parceria de convênio entre Prefeitura e Fenac. A proposta formatada envolve grupo de governança composta por executivos da Fenac, Administração Municipal e também representantes de empresas e de sistemas que serão instalados. Estamos avançando", celebra a secretária.
E o convênio com a Fenac não é à toa. A prefeitura entende que por ser uma S.A, com a Fenac há mais flexibilidade para gerenciar os espaços de inovação. "O próprio estatuto da Fenac foi atualizado em 2019 para acolher este tipo de proposta, focar em espaços de inovação. Estamos trabalhando desde o início da criação do CIT com esta perspectiva. Além disso, a Fenac é o nosso maior instrumento de movimentação econômica e tem portfólio de eventos que se amplia cada vez mais, é um aproveitamento da atuação e de todos estes contatos", destaca Paraskevi.
Esta parceria permitirá ainda agregar outros interessados como Sebrae e Sicredi, que também devem fazer parte do CIT. "O Sebrae já sinalizou uma parceria e seria responsável também pela ativação do espaço. Já temos interesse também do Sicredi que está disposto a desenhar linhas de crédito específicas e customizadas para as empresas que entrarem no CIT", explica a secretária.
Inicialmente o espaço foi pensando para receber duas empresas âncoras e 15 startups, mas o projeto poderá sofrer adequações. De acordo com Paraskevi, ele foi pensando antes da pandemia e de grandes instalações chegarem por aqui, como o Santander e novos hospitais particulares. "Existe esta expectativa, mas na nossa realidade atual podemos ir além. Vamos reconfigurar este aspecto quantitativo, mas com a preocupação qualitativa. Importante é que o processo todo está avançando e estamos otimistas."