Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região SHOWS GRATUITOS

Catedral de Pedra será protagonista de espetáculos no final de semana em Canela

Com show de fogos de artifício e centenas de artistas em cena, Sonho de Natal realiza as apresentações do Era Uma Vez no Natal nesta sexta e no domingo

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 09.12.2022 às 10:45 Última atualização: 09.12.2022 às 10:58

Era Uma Vez no Natal. Este poderia ser o início de um conto, mas é o nome do espetáculo que será apresentado pela primeira vez na programação do Sonho de Natal, em Canela. Com shows nesta sexta-feira e no domingo, às 20h30, a atração ocorre na Catedral de Pedra, no Centro da cidade, gratuitamente. Diferente das outras atividades que são realizadas no local, nesta, a igreja é a grande protagonista. Com duração aproximada de uma hora, mais de 200 pessoas estão envolvidas nos trabalhos, entre equipes de produção, elenco e direção.

Sonho de Natal de Canela
Sonho de Natal de Canela Foto: Cleiton Thiele/Serra Press/Divulgação
Uma grande estrutura está sendo montada para as noites do evento desde o final do mês de novembro. O valor investido, envolvendo licitação e produção do espetáculo, é de cerca de R$ 3 milhões. São 180 metros quadrados de painéis de LED espalhados para o público acompanhar cada detalhe. Além da tirolesa tradicional, da descida do Papai Noel, outra foi estruturada. São mais de dois quilômetros de alumínio e ferros ao redor da Praça da Matriz.

O famoso show de fogos de artifício ocorrerá de forma sincronizada ao espetáculo. Conforme a organização, a tecnologia que será utilizada é a mesma de apresentações da Disney. A expectativa é que 30 mil pessoas acompanhem o show, totalizando 60 mil nas duas noites. Haverá transmissão ao vivo nas redes sociais do Sonho para que o espetáculo possa ser acompanhado de qualquer lugar do Brasil.

História

Estrutura está sendo montada desde final de novembro
Estrutura está sendo montada desde final de novembro Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial
O enredo fala sobre João e Bernardo. Os dois personagens são alusivos ao cônego João Marchesi e a Bernardo Sartori, o arquiteto idealizador da Catedral. Há também as fadas Triana, guardiã da igreja, e Flora, que representa a parte natural da cidade. Na história, a Catedral foi construída, e uma vez por ano, os 12 sinos são tocados, para informar ao Papai Noel que a cidade está pronta para recebê-lo. Com a pandemia, pararam de tocar juntos. A dupla vai atrás e descobre que precisa da ajuda da comunidade. Os integrantes, crianças do coral infantil do Centro Social Padre Franco, a banda marcial da Escola Neusa Mari Pacheco - Ciep, alunos da rede municipal e artistas consagrados da região, se tornam soldadinhos de chumbo, bonecas, bonecos de neve e ursos. Atos envolvendo o público também prometem surpreender.

Experiência inédita

Quem comanda a direção-geral do Era Uma Vez é Fernando Martinotto, que trabalha na área há mais de 17 anos e dirige o Christmas In Concert, também atração do Sonho de Natal. “É uma experiência inédita pra mim uma oportunidade tão grande como essa”, afirma. O convite surgiu em julho. A partir disso, pesquisa histórica foi realizada para a construção do original. “Homenageamos a igreja porque ela é uma edificação que simboliza o orgulho da cidade. A comunidade se reuniu para fazer algo que todo mundo vem visitar. É um símbolo para Canela”, conta o diretor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.