Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região ESPORTE

Sapiranga recebe seletiva para competição nacional de skate

Evento ocorre neste final de semana no Skatepark, localizado no Parque do Imigrante da cidade

Publicado em: 27.11.2021 às 17:28 Última atualização: 27.11.2021 às 21:51

Com a participação de 80 atletas, a cidade de Sapiranga recebeu neste sábado (27) o primeiro dia das seletivas Loterias Caixa RS/SC Skate Street AM Contest 2021. A competição encerra no domingo (27) e os vencedores nas categorias masculinas irão disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade, marcado para dezembro na Bahia. As disputas de street acontecem no Parque do Imigrante, no Centro da cidade.

Finalistas irão para a competição nacional que acontece no próximo mês na Bahia.
Finalistas irão para a competição nacional que acontece no próximo mês na Bahia. Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

As categorias masculinas que valem vaga na competição nacional são a mirim (até 12 anos), iniciante (até 15 anos), amador (nascidos a partir de 2004) e master (35-39 anos). Também foi realizada uma competição feminina, que não vale vaga para competição nacional, pois a final feminina aconteceu também neste sábado, em São Paulo.

Presidente da Federação Gaúcha de Skate, Régis Lannig, avaliou como de alto nível a competição disputada em Sapiranga, que reuniu nomes de destaque no esporte. De acordo com ele, após as Olimpíadas o interesse pelo esporte cresceu, proporcionando a realização de eventos de grande porte em cidades do interior. “Tem prefeituras agora que nos procuram para construir pista, realizar eventos e pensar ações ligadas ao skate.”

Sapiranga é uma das cidades que já tem uma estrutura preparada para receber competições, com o Skatepark localizado no Parque do Imigrante. O espaço tem duas pistas, uma de street e outra de skate vertical na modalidade bowl. Neste sábado, enquanto os competidores estavam na pista de street, os visitantes do Parque aproveitavam a pista vertical para treinar manobras.

Aprendendo de Cedo

Alice Schaffer tem apenas 10 anos, mas participa neste fim de semana de sua quinta competição. Natural de Passo Fundo, ela veio até Sapiranga acompanhada pelo pai, Fernando Custódio, e pela mãe, Débora de Assunção. O começo no skate veio graças a um projeto realizado na cidade natal, no dia 26 de maio, como ela frisa.

Alice, de apenas 10 anos, veio de Passo Fundo até Sapiranga para competir
Alice, de apenas 10 anos, veio de Passo Fundo até Sapiranga para competir Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

“Eu quero ficar em algum lugar que não seja o quinto”, projetava Alice pouco antes de entrar na pista. Fernando, por sua vez, avalia que a participação da filha em uma competição de alto nível trará benefícios e melhoras para o skate de Alice. O pai, aliás, é o grande incentivador da filha na prática de esportes, já que ele mesmo era um skatista que acabou voltando ao esporte com ela, e agora é o responsável por viajar pelo Estado com a menina em busca de outros desafios.

Programação de Domingo

A competição segue neste domingo (28) a partir das 9h no Skatepark de Sapiranga. A final da categoria AM está marcada para às 15h10. Além da vaga na competição nacional, os vencedores da etapa também receberão troféu, medalhas e equipamentos para a prática de skate.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.