Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Infraestrutura

Prefeitura de Canela investe mais de R$ 7,5 milhões em iluminação com led

Conforme a administração municipal, equipamentos proporcionam economia aos cofres públicos e geram segurança à população

Publicado em: 27.11.2021 às 10:52

A Prefeitura de Canela, através da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, está investindo em serviços de modernização e revitalização da iluminação pública do município, com a substituição das antigas lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio por outras mais eficientes, econômicas e que apresentam melhor luminosidade.

Mais de 2,5 mil lâmpadas foram adquiridas com recursos da taxa de iluminação
Mais de 2,5 mil lâmpadas foram adquiridas com recursos da taxa de iluminação Foto: Eduardo Idalino/Divulgação
A instalação de novas lâmpadas de led contempla toda área central da cidade e quase que a totalidade dos bairros, aumentando a eficiência luminosa e promovendo mais segurança para a população. Com recursos provenientes da taxa de iluminação paga pelos contribuintes, foram adquiridas mais de 2,5 mil lâmpadas de led, que proporcionam economia aos cofres municipais.

Além disso, conforme a Prefeitura, também foram comprados outros equipamentos como reatores e braços que sustentam as lâmpadas nos postes. Mais de R$ 7,5 milhões foram investidos na aquisição dos equipamentos desde 2017. “Investir em iluminação pública é investir também em segurança e qualidade de vida”, salienta o prefeito de Canela, Constantino Orsolin.

Os serviços são realizados pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras. “A acessibilidade e a segurança são dois fatores que tornam a iluminação pública muito importante. Desejamos que a população tenha mais tranquilidade ao transitar nas ruas da cidade, seja de dia ou de noite. As lâmpadas de led representam a busca por mais eficiência e qualidade na prestação do serviço de iluminação pública. Já conseguimos reduzir consideravelmente o consumo de energia, além de ser um ganho para o meio ambiente”, relata o secretário de Obras, Marcelo Savi.

A Secretaria de Obras iniciou o trabalho nas escolas, postos de saúde, praças, parques e outros espaços públicos onde existe maior fluxo de pedestres. Outra função da iluminação pública é auxiliar na preservação do patrimônio, inibindo a atuação de vândalos e criminosos.

Cercamento eletrônico

Sistema de monitoramento por câmeras auxilia forças de segurança no combate à criminalidade
Sistema de monitoramento por câmeras auxilia forças de segurança no combate à criminalidade Foto: Angelo De Zorzi/ Divulgação
Paralelamente à nova iluminação, a administração municipal de Canela instalou 28 câmeras de videomonitoramento em 16 pontos da região central, além de prédios públicos e acessos de entrada e saída do município.

Junto com as lâmpadas de led, a tecnologia presta apoio aos órgãos de segurança no combate à criminalidade. O servidor do sistema de videomonitoramento fica na Prefeitura, mas a Central é na sede da Brigada Militar, onde os policiais possuem acesso aos aparelhos para realizar a movimentação das câmeras.

O sistema conta, ainda, com espelhamento na Delegacia e no 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), responsável pelo atendimento de ocorrências em toda a região. Para o comandante da Brigada Militar de Canela, capitão Ubirajara da Rocha Dill, a iluminação pública está intimamente ligada com a segurança pública. “Locais sem iluminação são espaços de proliferação de todos os tipos de criminosos”, aponta.

O capitão ressalta que crimes na cidade já foram elucidados por causa das câmeras de monitoramento. “São olhos que a comunidade não vê, mas que estão em constante vigília. O uso da tecnologia é uma ferramenta imprescindível no combate à criminalidade e essa ferramenta tem nos auxiliado. Hoje, conseguimos fazer um policiamento em quase todo perímetro urbano central, sem ter policiais no terreno”, pondera.

Como solicitar o serviço

O serviço de troca de lâmpadas continua sendo executado pela Secretaria de Obras. A equipe atende as demandas enviadas pela própria população e também faz um trabalho de busca, com o objetivo de identificar os locais que necessitam da troca de lâmpadas. A solicitação do serviço deve ser realizada pelo telefone (54) 3282-5130.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.