Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região TURISMO NA SERRA

Parque de flores inaugura nesta sexta-feira com programação cultural

Acervo do novo atrativo turístico de São Francisco de Paula conta com sete milhões de plantas, desenhadas em 30 jardins

Publicado em: 22.11.2021 às 10:18

Artistas de destaque no Rio Grande do Sul farão parte da programação cultural do Mátria Parque de Flores, que será aberto ao público na sexta-feira (26), em São Francisco de Paula. Com um acervo de sete milhões de plantas, desenhadas em 30 jardins, a nova atração do turística se completa com arte, arquitetura contemporânea, lojas e diferentes opções de gastronomia. O parque funcionará diariamente, das 10 às 18 horas. Os ingressos já estão à venda.

Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula
Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula Foto: Marcelo Messias/Divulgação
A arte ocupa todos os espaços do parque. Do paisagismo ao palco principal, à beira do Lago Azul, o público poderá apreciar a cultura regional e artistas com repertório nacional e internacional. O Boulevard, prédio de entrada e de acesso livre aos visitantes (sem a necessidade de ingresso) estreia com a Mostra “A Reinvenção da Natureza em Claudia Hamerski”, curadoria de Niura Borges.

A premiada artista gaúcha dedica sua pesquisa poética à resiliência de pequenas plantinhas que vivem no concreto das grandes cidades, nascem, resistem e sobrevivem nas fissuras das calçadas, das fachadas, dos muros e nos meios fios, e passam despercebidas na vida urbana.

Aos sábados e domingos à tarde, o Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra, de São Francisco de Paula, apresenta, no palco principal, o espetáculo “Dançando o Rio Grande”, criado para o espaço, inspirado em “Ana Terra”, personagem de Erico Verissimo, revelando a força e a sensibilidade da mulher gaúcha. O show apresenta repertório de ritmos gaúcho e latino-americano, trazendo movimentos de sapateio, sarandeio e evoluções elaboradas. As coreografias apresentam elementos como leques, lenços, bumbos e boleadeiras, valorizando a liberdade de criação artística proposta pelo grupo.

Programação natalina

Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula
Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula Foto: Jô Moreira/Divulgação
A programação natalina ocorre nos dias 18, 25 e 26 de dezembro, com o Maestro Giovani Costa & Coral, no musical “Retratos de Natal”, entoado por 38 vozes entre coristas e solistas. Os shows ocorrerão à beira do Lago Azul, sempre às 17 horas, na área central do parque. Maestro Giovani Costa apresenta uma seleção de canções para promover um espetáculo de paz, amor e união, sentimentos especiais que se fortalecem no mês de dezembro.

Os pocket shows musicais podem ocorrer no píer, no Restobar ou mesmo à bordo de um dos barcos à remo do Mátria. Para acompanhar o almoço no parque, diariamente, o violão clássico de Rodrigo Fabro e, aos finais de tarde, já estão escalados o DUO Arvid, formação de flauta transversal e violão clássico, de Magali Serafim e Douglas Wagner, com canções que vão do clássico às populares, o saxofonista Marcelo Dal Pai e o conceituado Samuca do Acordeon.


Ingressos

Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula
Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula Foto: Marcelo Messias/Divulgação
O ingresso ao Mátria - que custa entre R$ 59,50 e R$ 119,00 -  inclui todos os espetáculos. Além de jardins, opções culturais e a gastronomia, o parque oferece experiência de compras, em duas lojas, o Alfresco (picnics personalizados) e mais de 20 pontos de interesse como Monumento à Borboleta, Mandala de ervas, Meliponário (abelhas sem ferrão), Túnel de Rosas, Mirantes Praça de Fogo, Rosa dos Ventos (Vila das Crianças), Gira-Giras, Túnel de Glicínias, Centopeia de gangorras e Montanha de Tocos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.