Publicidade
Notícias | Região Recursos

Brigada Militar de Novo Hamburgo e outras cidades da região recebem veículos semiblindados

Ao todo, o Governo do Estado entregou 221 veículos zero-quilômetro como reforço do policiamento ostensivo para diversas cidades

Publicado em: 04.05.2021 às 17:33 Última atualização: 04.05.2021 às 17:34

Entre os veículos entregues, 107 são semiblindados, modelo Duster Renault, quase todos para cidades fora da Grande Porto Alegre Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
A Brigada Militar das cidades de Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e São Leopoldo recebeu, nesta terça-feira (4), veículos semiblindados destinados pelo Governo do Estado para o reforço do policiamento ostensivo. Ao todo, foram entregues 221 veículos zero-quilômetro – entre viaturas SUV, motocicletas e ônibus –, distribuídas entre diversos municípios, incluindo os já citados, em um investimento total de R$ 19 milhões.

Do total de veículos entregues, 107 são viaturas semiblindadas, do modelo Duster Renault, quase todas para cidades fora da Grande Porto Alegre. A blindagem instalada é do nível III-A, que suporta disparos de todos os tipos de arma de mão, como pistola .40 e 9 mm. Construída com fibra de aramida, é mais leve que o aço e com capacidade de resistência quatro vezes maior. Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais para assegurar a resistência balística de igual padrão.

A destinação dos veículos é fruto de estudo elaborado pela BM e apresentado aos deputados federais e senadores quando da proposição do projeto para ser contemplado com os recursos da emenda. A prioridade neste lote foram os municípios de pequeno porte, de forma a expandir a premissa de investimento qualificado,que orienta o RS Seguro, para todas as regiões do Estado. Em janeiro, a BM já havia recebido 53 Hilux semiblindadas para 11 cidades do grupo de 23 municípios priorizados pelo programa e que apresentam os maiores indicadores criminais, conforme monitoramento mensal da Gestão de Estatística em Segurança (GESeg).

Ainda foram entregues quatro Dusters semiblindadas e dois ônibus adquiridos com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). O repasse de 5% do ICMS devido por empresas a projetos da BM permitiu a compra de três viaturas SUV para São Leopoldo e uma para Novo Hamburgo, um total de R$ 550.276,84.

Veja quais veículos cada cidade recebeu

O pacote de veículos entregues é composto também por 112 motocicletas Yamaha/XTZ 250 Lander Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
A destinação dos veículos semiblindados ficou assim:

Clique aqui e veja a lista completa

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.