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Notícias | Novo Hamburgo Educação

IFSul Novo Hamburgo terá novo diretor

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro é professor de química e doutor em educação. Ele assume o cargo no dia 30 de junho

Por Bruna Mattana
Publicado em: 15.06.2021 às 14:34 Última atualização: 16.06.2021 às 09:21

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro será o novo diretor do IFSul Novo Hamburgo Foto: Divulgação

O professor de química e doutor em Educação Marcus Eduardo Maciel Ribeiro assume, no próximo dia 30, a direção do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Novo Hamburgo. Ele, que leciona na instituição hamburguense desde 2018, foi o criador do curso de Especialização em Educação no local. "Muitos professores da rede municipal e estadual, de nosso município e de outros, procuram essa formação", salienta.

Marcus destaca que a equipe de chefia da nova direção já assumiu suas funções. O grupo deve ficar à frente da instituição pelos próximos quatro anos. "Nosso principal objetivo é buscar uma aproximação maior com a comunidade, tornar o campus mais conhecido. Hoje temos mais alunos de outras cidades do que de bairros mais distantes de Novo Hamburgo. Faremos isso por meio de projetos de extensão", planeja.

Conforme o professor, o IFSul Novo Hamburgo possui, atualmente, ensino médio integrado com o curso de mecatrônica, além de formação técnica para quem já concluiu o médio, e a especialização. "Queremos trazer para o campus o ensino médio integrado com o curso de informática. Para isso, estamos negociando junto ao Ministério da Educação a vinda de mais professores para a instituição."

Além do novo curso, o IFSul tem passado por reformas estruturais. "Está sendo finalizada a reforma de um prédio novo, com mais laboratórios para a parte de mecânica e eletricidade. Deve ficar pronto dentro de um mês. Depois, no segundo andar dessa mesma obra, queremos implantar salas de aula. Temos uma boa quantidade de laboratórios esperando a volta às aulas presenciais para a execução das aulas práticas", antecipa.

Para o novo gestor, a pandemia gerou diversos impactos, tanto para os estudantes quanto para os professores. "Os alunos seguem em aulas on-line, o que impossibilita que aconteça a parte técnica das disciplinas. Agora, com o avanço da vacinação, iniciamos uma discussão sobre um retorno híbrido dos estudantes", argumenta.

Ele salienta ainda que busca uma gestão participativa, na qual alunos, professores e servidores possam opinar sobre o fazer educacional.

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