Oito dias após registrar o maior número de atendimentos desde o início da pandemia, o Centro de Triagem da Covid-19 de Novo Hamburgo volta a bater recorde. A situação também é alarmante em Taquara, que viu o número de atendimentos disparar ontem, chegando a 207 pacientes em apenas um dia.
O boletim divulgado pela Prefeitura diariamente mostra que, do total, nove pacientes seguiram para internação, 93 foram encaminhados para isolamento em casa e 70 tiveram o diagnóstico para o novo coronavírus descartado.
O total do mês, até o dia 22 de fevereiro, é de 2.245 atendimentos.
Segundo a secretária de saúde, Ana Maria Rodrigues, superou-se todos os registros desde o início da pandemia. “Estamos assustados, o quadro é alarmante, pois os números não mentem, apenas corroboram o que venho alertando. Nunca tivemos este número num único dia. As pessoas precisam se cuidar, isso é urgente”, afirma a secretária.
Fazendo um comparativo, na sexta-feira passada (19), o Centro Covid divulgou a quantitativa de 41 pessoas com a doença ativa; na segunda-feira (22), este número passou para 95 pessoas contaminadas com o novo coronavírus. Em três dias 54 pessoas positivaram.
“É importante que as pessoas não relaxem nos cuidados, não estamos brincando, lavar as mãos salva vidas, usar álcool gel salva vidas, usar máscara salva vidas. Não aglomerem, não saiam para festas, se precisarem de alguma necessidade básica como alimentos, remédios, mantenham o distanciamento social. Os hospitais estão lotados, os profissionais da Saúde estão sobrecarregados. Assim que as vacinam chegam, estamos aplicando o imunizante, mas é imprescindível que a população ajude, não vamos dar conta sozinhos. Todos tem que fazer a sua parte”, menciona Ana.
Quem estiver com sintomas gripais leves deve procurar o Centro Covid Municipal que fica na Rua Bahia, 600, no bairro Santa Teresinha, nos fundos do Ginásio Municipal Tancredo Neves. O atendimento ocorre de segunda a segunda-feira, das 7 às 19 horas, e o telefone é 3541-4964. À noite, estes pacientes devem se dirigir ao Hospital Bom Jesus, bem como, quem estiver com sintomas gripais mais robustos, como falta de ar e baixa saturação, também deve ir direto ao hospital.