Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado Homenagem

Câmara de Vereadores de Gramado entrega certificados de Mulher Cidadã

Homenagens fazem parte da 11ª edição da Semana Legislativa

Por Redação
Publicado em: 13.05.2022 às 13:34

Quatro certificados de Mulher Cidadã foram entregues na noite desta quinta-feira (12) pela Câmara de Vereadores de Gramado. Nesta 11ª edição da Semana Legislativa, cada bancada escolheu um nome e segmento.

O título de Mulher Cidadã foi entregue a Elis Chaves. Isolde Ramm, Nelsi Salvador (representada por Maiara Parmegiani) e Raquel Freitas dos Santos
O título de Mulher Cidadã foi entregue a Elis Chaves. Isolde Ramm, Nelsi Salvador (representada por Maiara Parmegiani) e Raquel Freitas dos Santos Foto: Letícia de Lima/Câmara d Vereadores/Divulgação

Foram homenageadas Nelsi Salvador, na área de Atividades Comunitárias, indicação da bancada do PSDB; Isolde Ramm, no segmento de Empreendedorismo, indicada pela bancada do PP; Raquel Freitas dos Santos, na Educação,indicação da bancada do PT; e Elis Chaves, na área de Profissionalização e Emprego, indicada pela bancada do MDB.

Elis Chaves

Elisandra Teresinha da Silva Chaves é natural de Cachoeira do Sul e mora em Gramado há 12 anos. Ela é acadêmica de Administração e casada com Juliano Delvalle. Tem três filhos: Júlia, Samuel e Olivia.
Em 2015 fundou o grupo de mães que deu origem à Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo (Amae), a fim de auxiliar as mães em seu desenvolvimento pessoal através da qualificação e geração de renda, além de prestar apoio e levar informações referente aos diversos desafios da maternidade. Atualmente segue à frente da Amae como presidente da entidade.
Através da Associação criou três projetos: “Mães que Criam”, “Escola para Mulheres Empreendedoras” e “Todos pela Educação” que, juntos, já auxiliaram centenas de pessoas da comunidade gramadense.
Em 2017 esteve entre as mulheres escolhidas para a primeira edição do “Projeto Notáveis Mulheres de Gramado”, exposto no Centro Municipal de Cultura. Em 2019 foi eleita Conselheira Tutelar, profissão que desempenha hoje.

Isolde Ramm

Isolde Ramm, 83 anos, nasceu em Blumenau (SC). Em maio de 1945 a família sai da cidade com destino a Jaguarão, no Sul do Estado. No caminho acontece o encontro, ainda no trem, com os irmãos Bezzi (Pedro e Miguel) residentes na localidade de Várzea Grande, proprietários de indústria de salames. Como a profissão do pai de Isolde era na área de frigorífico, surge a proposta de trabalho e assim a família chega a Gramado.
Moraram na localidade de Várzea Grande e mais tarde se estabeleceram como proprietários de um açougue junto ao matadouro da dona Tereza Brock. Em 1957 Isolde conhece Ingo Ramm e com ele se casa no ano de 1959, com quem teve seus filhos Erich e Karin.
Há aproximadamente 21 anos, quando a família Ramm ainda trabalhava com agroindústria de embutidos e defumados, a família pensou em abrir um posto de vendas dos produtos com degustação e recepção de eventuais turistas que transitam na estrada entre Nova Petrópolis e Gramado.
Foi construído uma casa para oferecer as delícias de um típico café na colônia. Assim surge o Café Típico da Família Ramm. Um ambiente rústico e acolhedor que serve muitas delícias gastronômicas.

Nelsi Salvador

Nelsi Salvador, 55 anos, é proprietária da empresa AVI móveis e Racine X. Sempre sentiu vocação para a vida religiosa e pública. Foi catequista na escola Caic durante 17 anos e eleita por dois mandatos no Conselho Tutelar, sendo a mais votada.
Iniciou na Liga Feminina de Combate ao Câncer no ano de 2002 como voluntária, depois passou a ser vice-presidente de Diva Masotti, e hoje permanece na presidência da Liga, por quatro anos e meio.
A homenageada não pode comparecer à sessão solene de ontem e foi representada por Maiara Parmegiani.

Raquel Freitas dos Santos

Glorene Raquel Freitas dos Santos, 49 anos, nasceu em Porto Alegre. Casada, mãe de três filhos e avó de dois netos, tem formação em Magistério e Ensino Superior em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS Canela). É diretora há quase 10 anos na Emei Algodão Doce, e idealizadora do projeto “Aquarela”.
Servidora da Prefeitura de Gramado, contratada em fevereiro de 1998 e concursada a partir de maio 1999, no 1º concurso de Educadora Infantil de Gramado. Ao longo da trajetória na educação, lecionou nas escolas: Emef Dr. Carlos Nelz - Caic, Emef Senador Salgado Filho, e Emei Algodão Doce, onde é gestora atualmente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.