Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado Novo atrativo cultural

Secretaria da Cultura envia projeto para a Câmara para instalar café junto à Casa do Major

Ideia é conceder área de 79 metros quadrados para uma empresa gerir a parte gastronômica do local; obras devem estar concluídas até março

Por Mônica Pereira
Publicado em: 14.01.2022 às 11:53 Última atualização: 14.01.2022 às 11:53

A Casa do Major está cada vez mais próxima de se tornar um espaço para contar a história de Gramado. As obras no local, que fica ao lado da Rua Emílio Sorgetz, mais conhecida como Rua Torta, estão sendo finalizadas.

Com a conclusão, o espaço abrigará um museu e um café. Nesta semana, a Secretaria da Cultura enviou um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores com a proposta de conceder uma área de 79 metros quadrados para que uma empresa instale a área gastronômica. A ideia é que sejam servidas opções de bebidas e alimentos que não exijam manipulação, como cafés, chás e lanches pré-prontos ou de fácil preparo.

O projeto destaca que a concessão tem o intuito de preservar o local e aumentar a permanência das pessoas no atrativo cultural. A proposta vencedora será a que apresentar a maior oferta mensal para utilização do espaço. A receita prevista será destinada para manutenção do museu e do patrimônio histórico e cultural do município, além de projetos e estudos relacionados com a cultura da cidade.

O secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, espera que a votação do projeto aconteça o mais rápido possível. Assim, a Prefeitura pode abrir a licitação e firmar o contrato para que as operações já iniciem em março, prazo previsto para conclusão da obra. Os vereadores farão a leitura da proposição nesta sexta-feira, dia 14, em uma sessão extraordinária e uma outra sessão deve marcar a votação do projeto.

O restauro da Casa do Major está sendo executado através de uma Parceria Público-Privada e terá valor total de aproximadamente R$ 2,2 milhões, sem custo aos cofres públicos. 

Plano Museológico

Casa do Major
Casa do Major Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O Plano Museológico do local foi criado em 2016, contudo, a Secretaria da Cultura está fazendo adequações, pois mudanças do projeto arquitetônico da casa precisaram ser feitas.

Ricardo avalia que o documento deve ser finalizado ainda neste mês para iniciar a captação de recursos. “A nossa ideia não é contar apenas a história do Major Nicoletti Filho, mas sim a de Gramado. Queremos contar essa história a partir da visão da casa, com os primeiros colonizadores, chegada do trem”, avalia o secretário. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.