A Casa do Major está cada vez mais próxima de se tornar um espaço para contar a história de Gramado. As obras no local, que fica ao lado da Rua Emílio Sorgetz, mais conhecida como Rua Torta, estão sendo finalizadas.
O secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci Reginato, espera que a votação do projeto aconteça o mais rápido possível. Assim, a Prefeitura pode abrir a licitação e firmar o contrato para que as operações já iniciem em março, prazo previsto para conclusão da obra. Os vereadores farão a leitura da proposição nesta sexta-feira, dia 14, em uma sessão extraordinária e uma outra sessão deve marcar a votação do projeto.
O restauro da Casa do Major está sendo executado através de uma Parceria Público-Privada e terá valor total de aproximadamente R$ 2,2 milhões, sem custo aos cofres públicos.
Ricardo avalia que o documento deve ser finalizado ainda neste mês para iniciar a captação de recursos. “A nossa ideia não é contar apenas a história do Major Nicoletti Filho, mas sim a de Gramado. Queremos contar essa história a partir da visão da casa, com os primeiros colonizadores, chegada do trem”, avalia o secretário.