Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado EMPREENDIMENTO CULTURAL

Gramado pode receber museu de artes clássicas com obras grego-romanas e egípcias

As peças mais antigas são datadas em 3 mil antes de Cristo e as mais recentes em 400 depois de Cristo

Publicado em: 23.11.2021 às 15:11 Última atualização: 23.11.2021 às 15:12

Na última quinta-feira (18), o secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, recebeu os colecionadores de artes clássicas Rodrigo e Tânia Bonzanini, e o professor do programa de pós-graduação em história da PUC-RS, Edison Hüttner. A pauta do encontro foi sobre a possível instalação de um museu de obras de artes clássicas em Gramado.

Um museu com esculturas greco-romanas e egípcias originais, as mais antigas datadas de 3 mil antes de Cristo e as mais recentes de 400 depois de Cristo pode ser virar realidade em Gramado, cidade tradicional por seus empreendimentos culturais e suas características europeias. É exatamente por isso que o colecionador Rodrigo escolheu o município para essa finalidade.

“Sempre fui um apaixonado por Gramado. Desde criança tenho um vínculo e um carinho muito grande pela cidade e acho que esse é o cenário perfeito para que eu possa dar início ao projeto desse museu”, comenta Bonzanini, cuja coleção conta com cerca de 70 obras dos mais diversos períodos históricos.

Algumas das obras dispostas no acervo de Bonzanini são consideradas preciosidades, como a escultura de Vênus Tirando a Sandália, um busto em tamanho real de Alexandre, o Grande, entre outros. A ideia é que todas as obras fiquem dispostas no museu que pode ser instalado em Gramado.

O objetivo da reunião com o secretário da Cultura de Gramado foi construir uma possível parceria para instalação do museu e para buscar locais qualificados para tal.

“De nossa parte, seria incrível auxiliar um projeto com essa magnitude a se instalar em Gramado. Tenho certeza de que esse museu, vindo a acontecer, será um grande presente para o município e atrairá a atenção de pessoas de várias partes do mundo”, comenta o secretário.

Em 2022 uma exposição de longa duração está sendo planejada com o acervo de Bonzanini e local para recepcioná-la está sendo discutido.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.