Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado Debates

Jovens gramadenses lançam podcast sobre política

João Pedro e Vinícius transformaram paixão pelo tema em projeto digital

Por Letícia de Lima
Publicado em: 08.10.2021 às 03:00

A paixão pela política na vida de João Pedro Oaigen Benetti vem de berço. Neto do ex-vereador Eddi Oaigen (in memoriam) e filho da servidora pública, Maria Aparecida Oaigen, ele fala do tema com brilho nos olhos.

Vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, é o primeiro entrevistado
Vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, é o primeiro entrevistado Foto: Divulgação
Já Vinícius dos Santos inseriu o meio político em sua trajetória a partir da experiência como líder estudantil. Ex-presidente do Grêmio da Escola Ramos Pacheco, foram os projetos desenvolvidos no educandário que lhe impulsionaram a tomar gosto pelas discussões sociais.

Ao unir o interesse em comum pela política, os jovens gramadenses, ambos de 22 anos e amigos há seis, lançam um novo projeto digital que visa debater a temática em sua essência. Intitulado "Politize Cast", o podcast dos estudantes de Direito vai ao ar uma vez na semana pelo serviço de streaming Spotify e busca abordar assuntos ligados ao meio político de modo apartidário.

"Queremos desmistificar a ideia de política suja, de corrupção e partidária que nós temos hoje. A verdadeira política não é isso. Nosso objetivo não é fazer palanque, palco de propostas, mas sim incentivar as pessoas a estarem mais ligadas a políticas públicas", resume João Pedro.

 

Episódios

O primeiro entrevistado do projeto é o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi. "Temos a pretensão de trazer nomes do cenário estadual e até federal para participar. No entanto, as entrevistas não se limitam a políticos, mas também líderes comunitários, empresários, empreendedores, entidades, sindicatos e clubes de serviço", complementa Vinícius.

Novos episódios são lançados toda quinta-feira, sempre às 20h30, e ficam disponíveis de forma gratuita aos usuários.

Esquerda, centro, direita

João Pedro Oaigen Benetti
João Pedro Oaigen Benetti Foto: fotos Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
Defensores de vertentes políticas distintas, os acadêmicos frisam que suas visões plurais sobre o cenário político são protagonistas no projeto. "Ser de lados divergentes é a espinha dorsal desse projeto, se tivéssemos a mesma opinião, talvez não daria certo", diz João.

Para os próximos episódios, os idealizadores do Politize Cast já têm alguns nomes convidados como o presidente do Partido Progressistas, Márcio Coracini, o CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, e o presidente do Legislativo de Gramado, Professor Daniel (PT).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.