Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus APÓS PEDIDO DE REFORÇO

RS receberá 75 mil doses de AstraZeneca nesta quinta-feira

Doses só devem ser distribuídas aos municípios na próxima semana

Publicado em: 27.10.2021 às 16:25 Última atualização: 27.10.2021 às 16:30

Após enviar um ofício ao Ministério da Saúde solicitando reforço, o Rio Grande do Sul receberá nesta quinta-feira (28) 75 mil doses de AstraZeneca, que serão destinadas à aplicação de segunda dose. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a distribuição dos imunizantes produzidos pela Fiocruz aos municípios será feita somente na próxima semana, junto com 29.250 doses de Pfizer recebidas nesta quarta-feira (27) pelo governo do Estado.

RS recebe 75 mil doses de AstraZeneca nesta quinta-feira
RS recebe 75 mil doses de AstraZeneca nesta quinta-feira Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O novo lote de AstraZeneca foi solicitado pela SES ao governo federal na segunda-feira (25) depois que prefeituras gaúchas relataram falta de imunizantes para completar o esquema vacinal da população. Pelo menos cinco cidades da região têm falta de doses da vacina, o que tem gerado atraso na segunda aplicação. Em todo o Estado, 85 municípios relataram desabastecimento.

Por conta disso, em reunião extraordinária com representantes das secretarias municipais de Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) decidiu liberar, na terça-feira (26), a aplicação da vacina da Pfizer como segunda dose para pessoas que receberam a primeira aplicação de AstraZeneca há mais de oito semanas.

Na semana passada, já havia sido aprovada no Rio Grande do Sul a redução do intervalo entre as duas doses da AstraZeneca para 8 semanas. Alguns municípios, porém, não têm conseguido cumprir nem o intervalo anterior, de 12 semanas, por falta de vacinas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.