Não foi uma atuação de encher os olhos. Mas os dois gols de Diego Souza, que deram a vitória ao Grêmio por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, diante de 30.767 pessoas na Arena, no sábado (18), colocaram o time dentro do G4 da Série B, com 21 pontos. O ingresso na zona de classificação para a elite nacional veio com a combinação do empate do Sport contra o Náutico, em 1 a 1. A equipe gremista está há sete jogos invicta e não tem a defesa vazada há seis.
O atacante Diego Souza, que marcou o primeiro de cabeça aos 35min da primeira etapa e o outro, de pênalti, aos 30 do segundo tempo, chegou à artilharia da Série B, com sete gols - no total, o Grêmio tem 11 gols na competição. O jogador é responsável por mais de 60 % dos gols da equipe. Além disso, tornou-se o maior artilheiro do século com 80 gols marcados com a camisa gremista, em 189 jogos, deixando Jonas, com 78, para trás.
Ainda que tenha somado os três pontos, a atuação da equipe não foi de encher os olhos do torcedor. "Temos tido dificuldades porque os adversários vêm de forma fechada. Os adversários bloqueiam os espaços e as amplitudes do campo e não conseguimos achar soluções para esses problemas que aparecem em diferentes momentos do jogo", disse o técnico Roger Machado. "Talvez o torcedor, ou quem faça essa análise (de que o time jogue recuado), esteja fazendo uma comparação com o momento recente de conquistas do clube".
Para seguir no grupo de classificação da Série B, o Grêmio entra em campo na quinta-feira, 21h30, contra o CSA, em Alagoas. Roger não deverá ter Kannemann, que cumpriu suspensão contra o Sampaio Corrêa. O zagueiro sofreu lesão muscular na panturrilha durante o treino dos não relacionados. O departamento médico não informou quanto tempo ele fica fora.
Reforço de peso
Mais que o momento na Série B, o torcedor gremista pode ficar feliz com um reforço identificado com a camisa tricolor. O volante Lucas Leiva aceitou a proposta do Grêmio. Ele deve ser o grande reforço para a Série B, com contrato até o fim de 2023. O último clube dele foi a Lazio, da Itália. Em 2007, Leiva saiu do clube gremista rumo à Europa, após acertar com o Liverpool, da Inglaterra.