Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Turismo MUNDO

Uma seleção de destinos turísticos do patrimônio mundial

Veja relação de locais do patrimônio mundial destacadas por site internacional

Publicado em: 15.01.2022 às 03:00 Última atualização: 15.01.2022 às 21:50

Com as instabilidades mundo afora no período de pandemia, e até agitações políticas aqui e ali, fazer turismo pelo planeta anda meio complicado no momento. Mas vale fazer aquelas listas de destinos para colocar lá no caderninho de desejos, para quando o coronavírus deixar e o bolso permitir.

Machu Picchu, no Peru, é topo do ranking baseado na lista da Unesco de patrimônios
Machu Picchu, no Peru, é topo do ranking baseado na lista da Unesco de patrimônios Foto: fotos Adobe Stock

Ao lado você confere um top five, os cinco melhores, do site internacional Planetware, a partir da lista da Unesco de World Heritage Sites, que é a relação de sítios do patrimônio mundial, do organismo da ONU.

A lista montada pelo site traz patrimônios históricos, mas com o diferencial de que se trata de alguns destinos que ficam fora do eixo dos países da Europa e da América do Norte. São destinos conhecidos, mas às vezes com um pé no exótico e no alternativo.

E a lista abre com um destino aqui da América do Sul, as ruínas de Machu Picchu, no Peru. Logo depois no ranking do site tem as pirâmides de Gizé, o famoso complexo das grandes construções do Egito Antigo e da Esfinge. Seguem dois complexos religiosos. Tem os templos budistas de Bagan (Myanmar). E o belo e exótico Angkor Wat, no Camboja. Fecha os Cinco Mais a Muralha da China, unanimidade global.

...e sem esquecer os destaques da Unesco no Rio Grande do Sul

À parte a lista do site internacional que fez um recorte do ranking mais amplo da Unesco sobre patrimônio mundial, vale lembrar que o organismo da ONU também lista várias heranças culturais e naturais brasileiras. Inclusive gaúchas.

A lista dos World Heritage Sites da Unesco lista no Rio Grande do Sul as Reduções Jesuíticas, que ficam na região das Missões aqui no Estado. Trata-se de uma das mais famosas heranças do patrimônio histórico do RS.

Também está no ranking da Unesco a Mata Atlântica, que tem uma parte preservada inclusive no Rio Grande do Sul. Entre os destaques, tem até alguns na região, com o patrimônio florestal em Canela.

Claro que mesmo as atrações que ficam no Estado ou na região estão sujeitas a regras que podem ser modificadas por conta dos protocolos da pandemia. Muitos lugares já dá para visitar, mas conforme o local podem existir restrições de acesso, horário e quantidade de pessoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.