Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | Entretenimento MÚSICA

Semana de festa para a música pop: Thriller, de Michael Jackson, completa quatro décadas

Além da faixa título, obra ainda tem os clássicos Beat It e Billie Jean. Edição comemorativa está disponível na plataforma Spotify

Por Marcelo Vicente
Publicado em: 03.12.2022 às 17:34 Última atualização: 03.12.2022 às 17:43

Um dos álbuns mais consagrados da história da música pop está completando 40 anos de lançamento. Na lista do mais vendidos até hoje, Thriller, de Michael Jackson, não foi somente um compilado de ótimas canções, mas um marco para tudo que ocorreria dali em diante na indústria musical.

Thriller, de Michael Jackson


É inegável que Jackson, falecido em 2009 e com muitas polêmicas em sua vida pessoal, foi um dos mais relevantes influenciadores culturais do século 20 e Thriller é a maior representação desta verdade. O álbum, lançado no dia 30 de novembro de 1982, é recheado de sucessos que ainda embalam pistas, como a faixa título, além de Beat It, com o histórico solo de guitarra de Eddie Van Halen, Billie Jean e outras canções que ficaram marcadas. Dá para citar a primeira música do disco, a dançante Wanna Be Startin’ Somethin', e as baladas The Girl is Mine - uma parceria com Paul McCartney -, e Human Nature.

A obra continua bem atual e o arranjo das canções são revisitados frequentemente por estrelas da música contemporânea. Ouça Dua Lipa, The Weeknd e Bruno Mars e notará a influência de Thriller e também do álbum anterior de Jackson – Off The Wall, de 1979.

O impacto de Thriller foi além da música, invadindo outras frentes da arte contemporânea, como as danças coreografadas praticamente inauguradas por Jackson – claro, não dá para esquecer o que Madonna veio a fazer nos anos seguintes popularizando o estilo diva pop entre o público feminino e LGBT.

Porém, o maior legado do álbum foi a transposição de linguagem da música para o audiovisual com os inovadores videoclipes das canções Thriller, Beat It e Billie Jean. Com Michael Jackson houve a massificação dos vídeos como produtos audiovisuais independentes, com linguagem de curtas-metragens e não mais aquele padrão usual de produto promocional para apresentação da canção e do rosto do artista ao grande público. Há exemplos anteriores, como os emblemáticos videoclipes de Penny Lane e Strawberry Fields Forever, dos Beatles, mas a partir de Thriller, principalmente, uma nova perspectiva se abriu. A MTV, canal criado em 1981 nos Estados Unidos e lançado no Brasil dez anos depois, se beneficiou bastante com a novidade.

Pela qualidade e atemporalidade das músicas, o estilo próprio de dança criado por Michael Jackson e a transformação de videoclipes em filmes de curta-metragens, Thriller, assim como seu autor, passou de sucesso comercial para ícone da cultura pop e nome presente na história da arte contemporânea.

Ouça a edição comemorativa de 40 anos

 

Videoclipes

 Thriller:

Beat It:

Billie Jean:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.