Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde GENÓTIPO COSMOPOLITA

Identificado no Brasil novo tipo de dengue

Pesquisadores investigam se a linhagem, que é a mais disseminada no mundo, eleva o risco de casos graves

Por Redação
Publicado em: 11.05.2022 às 05:13 Última atualização: 11.05.2022 às 11:14

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, confirmaram que foi detectado pela primeira vez no Brasil um novo tipo de dengue, o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus. Presente na Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África, a linhagem é a mais disseminada no mundo, mas nunca tinha sido encontrado no território brasileiro.

Mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue
Mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue Foto: Adobe Stock
A identificação foi feita em fevereiro em uma amostra referente a um caso de novembro, na cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, pela Fiocruz em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO). O achado é o segundo das Américas, uma vez que em 2019 o Peru passou por um surto da doença com a presença desse genótipo.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos, nomeados como 1, 2, 3 e 4, e cada sorotipo pode ser subdividido em diferentes genótipos (também chamados de linhagens), devido à presença de variações genéticas. O genótipo cosmopolita é uma das seis linhagens do sorotipo 2 do patógeno.

Conforme os cientistas, a chegada dessa cepa ao Brasil preocupa, porque existe a possibilidade de ela se disseminar de forma mais rápida que os sorotipos já existentes além de elevar entre a comunidade o risco de surgimento de casos graves da doença.