Publicidade
Cotidiano Receita

Tiramisu: sobremesa saborosa para o domingo de Páscoa

Este doce de travessa é uma opção interessante para preparar em casa e servir como sobremesa

Publicado em: 03.04.2021 às 03:00 Última atualização: 03.04.2021 às 15:34

Este doce de travessa é uma opção interessante para preparar em casa e servir como sobremesa, depois do almoço de Páscoa com a família.

Tiramisu de Páscoa

Tiramisu de Páscoa Foto: Divulgação Senac

Por Cátia Leal, docente e chef do Senac Santa Cruz do Sul

Rendimento: até 10 porções

Ingredientes:

Massa genoise: 1 ¼ de xícara de farinha de trigo / 1 xícara de açúcar / 8 ovos / 80g de manteiga clarificada líquida morna

Recheio: 1 massa genoise / 1 xícara de café forte frio / 2 colheres de sopa de rum (opcional) / 3/4 de xícara de açúcar / 3 gemas peneiradas / 3 claras / 400g de cream cheese / 1 colher de chá de essência de baunilha


Modo de preparo

Massa Genoise:

1ª etapa / Bata os ovos na batedeira por 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata até dobrar de volume, por 10 minutos. Desligue a batedeira e acrescente a farinha e a manteiga aos poucos.

2ª etapa / Envolva a massa com o auxílio de um batedor de arame, de fora para dentro. Coloque a massa em um tabuleiro untado ou coberto com papel manteiga e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por 20 minutos.

Recheio

1ª etapa / Prepare o café, deixe esfriar e misture o rum, se desejar. Reserve.

2ª etapa / Ferva um pouco de água em uma panela. Abaixe o fogo e, em uma tigela de inox ou vidro, junte as gemas peneiradas com 1/2 xícara de açúcar e baunilha. Misture bem e bata sem parar por dois minutos, com a tigela dentro da panela com a água, sem deixar a água tocar no fundo dela (é um banho-maria rápido, pois não pode cozinhar as gemas).

3ª etapa / Retire a tigela do banho-maria e continue batendo até esse creme ficar esbranquiçado e dobre de volume. Adicione o cream cheese e bata rapidamente até incorporar bem. Cubra com filme plástico e leve à geladeira.

4ª etapa / Em outra tigela, coloque as claras com 1/4 de xícara de açúcar e leve ao banho-maria na panela com água, batendo com um batedor de arame. Retire do banho maria e continue batendo com uma batedeira até esse merengue estar em ponto de bico. Misture ao cream cheese até estar bem incorporado. Reserve.

5ª etapa / Molhe as tiras da massa de genoise no café frio somente de um dos lados, coloque-as no fundo de uma travessa com o lado seco para baixo. Adicione 1/3 do creme reservado por cima, faça mais uma camada e finalize com o creme restante. Cubra e leve à geladeira por 4 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.