Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) estão protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Motores
Mercado

Gol e Voyage ganham, enfim, o câmbio automático

Transmissão com conversor de torque e seis marchas chega ao Gol e ao Voyage
02/08/2018 11:04 02/08/2018 11:04

Taubaté, SP - Os campeões de vendas Gol e Voyage recebem a opção de câmbio automático tradicional com conversor de torque na linha 2019, além de um leve facelift. As novidades foram apresentadas na fábrica de Taubaté, interior do Estado de São Paulo, onde os modelos são montados desde seu lançamento – o hatch veio em 1980 e, o sedã, em 1981. O Gol automático custa R$ 54,58 mil e, o Voyage, R$ 59,99 mil.


A transmissão de seis velocidades com função Tiptronic funciona acoplada ao motor 1.6 MSI de 120 cv – construído com bloco em alumínio, o que resulta em 20 kg a menos em relação a um similar em ferro fundido. Esse conjunto já está disponível desde a segunda quinzena de julho no Polo e no Virtus. Agora a opção de câmbio automático está presente em 74% da linha à venda no Brasil, ampliando as possibilidades para pessoas com deficiência (PCD).

Suavidade


A suavidade de funcionamento e o bom escalonamento das marchas são destaques – a Volkswagen sabe fazer a lição de casa com competência. O test-drive de 150 km entre Guarulhos e Taubaté teve direito a trechos de autoestrada e cidade, resultando em uma ótima média de 14,3 km/l com gasolina.

Viagem a convite da Volkswagen


Durabilidade

Com a manopla igual a de modelos como o Jetta e grelha semelhante ao do primeiro Tiguan, a transmissão que equipa os dois modelos tem como principais características a durabilidade, trocas rápidas, conforto e boa eficiência energética. Denominada AQ160-6F, traz relações de marcha e de diferencial específicas, especialmente definidas para essa aplicação.


Assim como ocorre com o Polo e Virtus, foi projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque. Caracterizado pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, o câmbio conta com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o consumo.

Conforto acústico


Esse conjunto mecânico composto pelo 1.6 MSI de até 120 cv e transmissão automática de seis marchas trabalha em sintonia para garantir também conforto acústico. Nessa configuração, a velocidade do Gol e do Voyage (ambos utilizam pneus 195/55 R15) com o motor a 1.000 rotações por minuto (V1000) é de 45,3 km/h em sexta marcha. Ou seja, em velocidade de cruzeiro em uma estrada, a 120 km/h, por exemplo, o 1.6 MSI do hatch e do sedã trabalha a 2.649 rpm, garantindo bom consumo de combustível, baixa vibração e silêncio a bordo.

Opção de trocas manuais

Voyage


A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida para um comportamento mais dinâmico.

Motor 1.6 MSI garante bom desempenho


O 1.6 MSI que equipe o hatch e o sedã é o mesmo da dupla Polo e Virtus, da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos em alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.


A potência máxima é de 120 cv com etanol e 110 cv com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Com quatro válvulas por cilindro (duas para admissão e duas para escape), o MSI conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com variação na admissão, proporcionando mais torque em baixa rotação e, consequentemente, melhor desempenho.

NÚMEROS

Com esse motor, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 s e atinge 185 km/h de velocidade máxima (medições de fábrica feitas com etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 s e atinge 190 km/h de máxima (etanol).

Duplo circuito de arrefecimento

O motor tem duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote. Resultado: vantagens de dirigibilidade na fase fria e, consequentemente, menor consumo de combustível.


O sistema e-Flex de partida a frio, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina, é outro destaque nessa motorização. Esse recurso oferece maior conforto e praticidade ao motorista, além de partidas mais rápidas nos dias de baixa temperatura.


Leves retoques atualizam o estilo


O tão esperado câmbio automático chega ao Gol e ao Voyage acompanhado de leves retoques visuais. As principais mudanças estão concentradas na parte frontal. O capô está mais elevado, com duas linhas que se conectam aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por ser retangular e traz um recorte do capô. Com a grade larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô.

O para-choque dianteiro conta com entradas de ar na parte inferior e linhas geométricas – bem definidas e de aspecto esportivo. Os faróis de neblina têm formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. Logo acima do farol de neblina há uma linha de caráter “vincada”. Modelos têm três anos de garantia sem limite de quilometragem.


Linhas horizontalizadas

Por dentro, praticamente não há novidades. Todas as linhas que caracterizam o painel estão valorizadas e orientadas de maneira horizontal, a exemplo da faixa inferior que o percorre de um lado a outro. Com aplicação da tecnologia In Mold Decoration – IMD, ganham destaque as cores e grafismos aplicados. As saídas de ar contam com um formato angulado que privilegia a funcionalidade.


O volante multifuncional, oferecido como opcional, confere sofisticação e praticidade ao interior dos modelos. O instrumento combinado (cluster) traz iluminação em LED está em harmonia com a iluminação do console central e do sistema de infotainment. Dando continuidade à simplificação da oferta de versões, Gol e Voyage 2019 estão disponíveis em versão única de acabamento, mas com três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com transmissão manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv) com transmissão automática.

Suporte para o celular é item de série


Ambos os modelos saem de fábrica equipados com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento), travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

A lista de itens de conforto e conveniência é composta ainda pelo encosto do banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12V no console central e para-sol com espelho para motorista e passageiro. Entre os itens de aparência, destaque para os para-choques pintados na cor do veículo, as rodas aro 15’’ (pneus 195/55 R15), antena de teto e faróis com máscara negra.

Itens de segurança

No quesito segurança, traz de série freios ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois air bags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.

Dimensões seguem as mesmas


Quanto às dimensões, hatch e sedã não sofreram alterações, contando com 1,66 m de largura, 1,41 m de altura e 2,47 m de entre-eixos. No Gol, comprimento é de 3,89 m e, no Voyage, 4,21 m. Sedã tem 1.058 kg, sendo apenas 18 kg mais pesado que o hatch. Em termos de porta-malas, hatch comporta 258 l e, sedã, 480 l.



Jornal de Gramado

Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS