Publicidade
Notícias | Região Saúde

Municípios participam do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação até o final da tarde

A Campanha do Ministério da Saúde segue até o dia 30 de outubro

Por Susi Mello
Publicado em: 17.10.2020 às 14:01 Última atualização: 17.10.2020 às 15:02

Lívia Silva Ribeiro, 4, tomou a gotinha nesta manhã na USF do bairro Liberdade Foto: Débora Ertel/GES-Especial
Municípios da região realizam neste sábado (17) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a poliomielite tem por objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais.

O grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A Campanha do Ministério da Saúde segue até o dia 30 de outubro. Os cuidados com o uso de máscaras de proteção, álcool gel e o devido distanciamento, em caso de filas, devem ser reforçados.

Segundo o Ministério da Saúde, o esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos 4 anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de 1 ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

na região

* Novo Hamburgo - Atendimento em todas as 26 unidades de saúde básica de Novo Hamburgo, além da Casa de Vacina, que fica na Avenida Coronel Frederico Linck, 900, bairro Rio Branco. O atendimento será das 8 às 17 horas.
* Campo Bom - Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia e as crianças entre um e cinco anos incompletos – até os 4 anos, 11 meses e 29 dias – poderão realizar a Vacina Oral Poliomielite (VOP) para evitar a paralisia infantil. A ação é direcionada para as crianças e adolescentes, mas a comunidade, de qualquer faixa etária, pode atualizar sua carteira de vacinação.
* Sapiranga - Neste sábado, o município intensificará a campanha com o Dia D Vacinação, nas Unidades de Saúde, das 8 às 17 horas, menos as unidades São Jacó, Vila Irma e Ferrabraz que funcionarão das 7 às 13 horas. Na multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, além de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
* Dois Irmãos - A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação terá o Dia D neste sábado (17), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Dois Irmãos. Na UBS São Miguel será 8 horas ao meio-dia, na UBS União, das 12h30 às 16h30, na UBSs Centro, Bela Vista, São João, Travessão (lembrando que está temporariamente na Escola Albano Hansen), das 8 horas às 16h30. Em Dois Irmãos devem ser vacinadas 1.774 crianças contra a VOP e 3.946 crianças e adolescentes devem ter atualizadas suas cadernetas. Até o momento foram vacinadas 249 crianças contra a VOP e 369 crianças e adolescentes procuraram as UBSs, sendo que 167 destas atualizaram as cadernetas. O número representa apenas 12%.
* Morro Reuter - O Dia D de Vacinação contra a Poliomielite será das 8 às 17 horas, na Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada na BR-116, fundos da Unidade Municipal de Saúde. Também será feira a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação, em crianças e adolescentes menores de 15 anos.
* Ivoti - Atendimento será das 8 às 17 horas no Posto de Saúde, localizado na Avenida Presidente Lucena, 3448, no Centro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.