Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Mundo Na Espanha

Madrid confirma um dos primeiros casos de dengue, no mundo, transmitida por relação sexual

Hospital da capital espanhola diagnosticou a doença em um homem, cujo parceiro havia viajado ao Caribe e sido picado pelo mosquito

Última atualização: 08.11.2019 às 13:57

Foto: Ayuntamento de Madrid/Divulgação

Foi diagnosticada no Hospital Ramón y Cajal localizado em Madrid, capital espanhola, o vírus da dengue em um rapaz, que se contaminou após manter relação sexual, sem proteção, com outra pessoa. Segundo o El País, em meados de setembro, o governo do Ajuntamento de Madrid, confirmou que um outro homem com a qual ele manteve relação -, havia sido picado pelo mosquito em uma viagem para Cuba e República Dominicana, países onde a incidência da contaminação é alta.

Esta é uma das primeiras contaminações dessa doença por via sexual já confirmadas no mundo. No relato da literatura científica, só existe outro caso semelhante na Coreia do Sul. O contágio foi confirmado pelo Centro Nacional de Microbiologia do Instituto de Saúde Carlos III. O paciente apresentava sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta, eritema cutâneo e dores intensas", diz Santiago Moreno, chefe do serviço de Doenças Infecciosas do Ramón y Cajal. Além disso, a ausência do mosquito-tigre Aedes albopictus – na região de Madrid, bem como a não realização de viagens por parte do infectado, reforçou a suspeita. Em setembro foi detectado um novo caso nativo na região metropolitana de Barcelona. O de Madri seria o oitavo contágio nativo registrado na Espanha.

Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.