Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Culpa da pandemia

138 mil candidatos aguardam para fazer provas práticas e teóricas de direção

Detran retoma, em Porto Alegre exames para CNH a partir de segunda-feira; demais cidades seguirão calendário

Publicada: 22.05.2020 às 10:51

Aulas práticas de direção podem ser retomadas, mas as provas seguem suspensas Foto: Detran-RS/ Arquivo
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) retoma a partir da próxima segunda-feira (25) os exames para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As atividades nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) foram retomadas no dia 12 de maio. Segundo o Detran, a retomada será gradual e começa com os exames teóricos na sala de provas de Porto Alegre, estendendo-se depois para as regionais e posteriormente para os CFCs.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre a pandemia

Já os exames práticos serão retomados, também gradualmente, a partir de 1° de junho. As juntas médicas e psicológicas foram retomadas na quinta-feira (21). O calendário e as regras para o retorno foram definidas em portaria publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado. 

Em 19 de março de 2020, quando foram suspensos os exames e serviços de habilitação no Estado, havia cerca de 95 mil candidatos aptos a realizar a prova prática e 43 mil a fazer a teórica. O Detran ainda não tem previsão de quanto tempo será necessário para atender a essa demanda, já que muitos fatores interferem na oferta de vagas: o sistema de bandeiras, o tamanho da equipe disponível e o tamanho do ambiente dos locais de prova.

Embora amparada nos protocolos de prevenção dos decretos estaduais, a aplicação de exames possui algumas especificidades que serão levadas em conta para a segurança de candidatos e servidores, de acordo com o Detran.

Na aplicação de exames teóricos, por exemplo, o número de vagas respeitará a lotação máxima das salas, a ser calculada observando o distanciamento de um metro entre as estações de trabalho ou cadeiras dos candidatos, com uso obrigatório de equipamento de proteção individual (EPI). O local de prova deverá disponibilizar álcool em gel e os leitores biométricos e estações de trabalho deverão ser higienizados após cada atendimento.

A agenda para os exames práticos será disponibilizada conforme o total de examinadores de trânsito aptos a realizar os exames (profissionais que estejam fora do grupo de risco). Após a aplicação de cada exame será feita a higienização dos veículos, tablets e demais objetos. O exame de quatro rodas deverá ser realizado preferencialmente com os vidros abertos. Para duas rodas, será exigido que o candidato utilize seu próprio capacete.

Agendamento

Uma mudança importante trazida pelo novo regramento é que o candidato somente poderá agendar a prova após a conclusão de 80% da etapa anterior, ou seja, só poderá agendar prova teórica quando tiver concluído esse percentual de aulas do curso teórico. O mesmo vale para o exame prático. A medida visa garantir a distribuição mais justa de vagas para exames, já que, neste primeiro momento, haverá uma demanda maior para ser atendida por um menor número de profissionais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.