Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Viver com saúde Mala e cuia

Parceiro também nas férias, chimarrão pode até ajudar a emagrecer

O chimarrão é companheiro presente nas viagens e passeios de veraneio. E você sabia que esse mate amigo pode te ajudar até a emagrecer?

Por Adriana Lima
Última atualização: 27.01.2020 às 12:11

Consumido da maneira correta, chimarrão é cheio de benefícios para a saúde Foto: Adobe Stock

Nas férias ou no passeio rumo aos balneários ou ao litoral, não se esqueça de colocar cuia, bomba e erva-mate na mala. E você sabia que este hábito diário dos gaúchos é cheio de benefícios para a saúde e até ajuda a emagrecer?

"Chimarrão aumenta o metabolismo, pois a erva possui cafeína, teofilina e teobromina; diminui o cansaço e a fadiga, auxiliando na atividade física, por ser um estimulante; tem propriedades diuréticas e melhora a digestão. Então, por essas propriedades e sua composição, sim, o chimarrão auxilia no processo de emagrecimento. Lembrando sempre que o emagrecimento acontece quando fazemos um combo de alimentação saudável, atividade física, hidratação, sono. Não existe nenhum produto, sendo natural ou não, que funcione de forma isolada para um emagrecimento efetivo e duradouro", esclarece a nutricionista Michele Panassol.

Contraindicações

Michele reforça que o chimarrão sozinho não causa malefícios à saúde, mas, devido à cafeína, tem as mesmas contraindicações para quem não pode consumir café. As queixas mais comuns são palpitações (mas a pessoa precisa ter pré-disposição e ser sensível à cafeína) e a insônia. Para que não ocorra a insônia, o mais indicado é que não se consuma chimarrão depois das 16 horas - a cafeína pode demorar até 3 horas para sair da corrente sanguínea. Para a gestante, a conduta pode variar, mas não é recomendado o consumo excessivo de cafeína, por exemplo: café, chocolate, refrigerante de cola e chimarrão, tudo no mesmo dia, isso passaria muito a quantidade de cafeína diária recomendada para gestantes - 200 mg por dia.

Temperatura ideal da água para o chimarrão é de 70 graus. É só esperar a chaleira chiar, antes da água ferver.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.