Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Turismo Canadá

Uma estrada do mar até o céu entre Vancouver e Whistler

Sea to Sky Highway conecta Vancouver, à beira do Oceano Pacífico, com Whistler, nas Montanhas Costeiras

Última atualização: 18.01.2020 às 21:18

Sea to Sky highway (Whistler to Vancouver) Foto: Marc van der Chijs/CC
No litoral, o horizonte é a linha onde o mar encontra o céu. No Canadá, tem uma estrada que também faz isso. De nome tão bonito quanto o percurso, a Sea to Sky Highway ("Rodovia do Mar ao Céu") conecta Vancouver, à beira do Oceano Pacífico, a Whistler, no alto das Montanhas Costeiras.

Considerada uma das mais cênicas estradas do Canadá, a Sea to Sky Highway é um percurso curto, mas contraria quem tem pressa de chegar. Curvas dão o contorno ao longo do caminho, até a inclinação alcançar o mais famoso destino de esportes de neve do país, a vila de Whistler, 675 metros acima do nível do mar.

O deslocamento dentro da província de British Columbia risca no mapa aproximadamente 120 quilômetros da rodovia BC-99, nome da estrada com 400 quilômetros de extensão aproximada. O pedaço de Horseshoe Bay (bairro no distrito de West Vancouver) a Pemberton (cidadezinha 30 quilômetros acima de Whistler) é chamado de Sea to Sky Highway.

Estação

No Canadá, a época do ano muda completamente o cenário - e a experiência. Durante a temporada de calor, azuis se intercalam na Sea to Sky Highway. Quando esfria, os tons desbotam ao redor. De outubro a março, o cinza da chuva pinta Vancouver com maior frequência, e convida a aproveitar o maior festival de gastronomia e bebida do Canadá, o Dine Out, entre janeiro e fevereiro.

Desde 2005, a vila de Whistler também promove ações para ser mais sustentável até 2020, pensando não apenas no ambiente, mas no fortalecimento da comunidade para ser verde e economicamente viável. Sua estação, Whistler Blackcomb, sob o comando da americana Vail Resorts desde 2016, acaba de lançar um programa para zerar a emissão de carbono até 2030.(AE)

Whistler

Umas das experiências mais impressionantes dessa viagem pela província de British Columbia é o passeio na Peak 2 Peak. A gôndola conecta as montanhas Whistler (1.530 metros) e Blackcomb (1.609 metros), escancarando a paisagem formada por picos, rios, geleiras e lagos. O percurso de 11 minutos inclusive entrou para o Guinness.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.