Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Turismo Arte

A catedral das pinturas

Grandes artistas podem ser vistos na São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo

Por André Moraes
Última atualização: 18.01.2020 às 21:00

Nesta segunda parte da seção Turismo dedicada à arte sacra na região, destaque para as pinturas na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo. Assinados por mestres da pintura épica gaúcha e até internacional, os grandes afrescos saúdam os fiéis e visitantes já na entrada.

O mestre Aldo Locatelli, pintor italiano radicado no Rio Grande do Sul que foi um dos principais nomes da pintura épica gaúcha e brasileira, possui três afrescos, que mostram sua arte com uso magistral das técnicas de claro e escuro. Locatelli também é o autor de pinturas na catedral de Santa Maria, na Igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul e no antigo terminal do aeroporto Salgado Filho.

O hamburguense Marciano Schmitz assina as pinturas dos Dez Mandamentos e os afrescos de São Crispim e São Crispiniano, patronos do setor calçadista, assim como outro afresco sobre São João Evangelista.

Nesta página você confere algumas das pinturas de Locatelli e de Schmitz. A catedral também possui uma via-sacra de autoria do italiano Emílio Sessa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.