Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Gourmet Irresistíveis

3 receitas de picolé de fruta pra amenizar o calor

Aproveite as frutas da estação e faça em casa essas delícias saborosas, refrescantes e saudáveis

Por Taila Rheinheimer Schmidt
Última atualização: 25.01.2020 às 08:42

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Até mesmo os copos descartáveis servem como forminhas para os picolés
Picolé, sacolé, chup chup, geladinho... os nomes para essas delícias são vários, mas o que importa é que todos eles representam uma ótima forma de se refrescar no verão. Confira a seguir algumas receitas para amenizar o calor com um sabor especial. Importante: se você não tem forma de picolé não se preocupe, os copos descartáveis (80 ml de café longo) também podem ser uma ótima opção.

Frutas da época

Um dos segredos de qualquer cozinheiro é sua habilidade para escolher os ingredientes. Para a compra de frutas, verduras e legumes, nada melhor do que seguir o ciclo da natureza, adquirindo sempre produtos da estação, o que contribuirá com o seu amadurecimento correto. As frutas de janeiro e fevereiro: abacaxi, abacate, uva, figo, mamão, manga, maracujá, melancia, ameixa, goiaba, pêra e pêssego.

Picolé de abacaxi

Ingredientes

2 e ½ xícaras de abacaxi em cubos / ½ xícara de açúcar / 1 caixinha de leite de coco (200ml) / ½ xícara de leite condensado / 1 xícara de leite

Modo de Preparo

1a etapa / Em uma panela média, leve ao fogo o abacaxi e o açúcar (não é preciso colocar água), por 20 minutos em fogo baixo. Espere esfriar.

2a etapa / Bata no liquidificador o abacaxi com a calda que se formou (deixar uma parte da fruta só para misturar), o leite de coco, o leite e o leite condensado.

3a etapa / Despeje a mistura em forminhas para picolé e leve ao freezer por 2 horas ou até congelar. Se não tiver forminhas apropriadas, coloque a mistura em copinhos e quando iniciar consistência insira os palitos para sorvete.

 

Picolé de morango

Ingredientes

2 caixinhas de morangos limpos e sem a coroa / 500ml de leite / 4 colheres (sopa) de açúcar / 1 colher (sopa) de maisena / 2 claras

Modo de Preparo

1a etapa / Leve o leite com o açúcar e a maisena ao fogo, mexendo sempre até engrossar.

2a etapa / Junte os morangos e bata até ficar homogêneo. Junte as claras batidas em neve e misture bem.

3a etapa / Coloque nas formas para picolé ou em copinhos descartáveis. Leve ao freezer por 4 horas. Se usar os copinhos, deixe começar a congelar e insira o palitinho.

Dica: Para desenformar, coloque a forma emborcada sob um jato de água e vá puxando delicadamente pelo palitinho até sentir que se soltou.

 

Picolé de mirtilo

Ingredientes

2 caixas de mirtilos frescos ou congelados / ½ xícara de frutose / 600ml de iogurte natural orgânico

Modo de Preparo

1a etapa / Coloque os mirtilos com a frutose em uma panela média e aqueça até o açúcar dissolver.

2a etapa / Retire do fogo e adicione o iogurte à mistura de mirtilos em uma vasilha separada e deixe esfriar.

3a etapa / Após esfriar, transfira para um recipiente plástico com tampa e leve ao congelador até endurecer, por aproximadamente duas horas.

4a etapa / Durante esse processo, você precisará retirar o sorvete do congelador e misturar a cada meia hora para garantir a consistência adequada.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.