VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Tecnologia

Apple muda cobrança do iTunes no Brasil

Usuários estão recebendo o aviso nesta quinta-feira (7), mudança começa no início de 2018.

Reprodução
Logotipo da Apple. Lojas on-line ligadas à marca como iTunes vão passar a operar em reais para usuários brasileiros
Usuários brasileiros cadastrados no iTunes e outros serviços de venda on-line da Apple estão recebendo um aviso por e-mail de que suas compras serão convertidas automaticamente para reais a partir de janeiro. A nota da Apple:

Em breve: mudança de moeda

Olá,

No início de 2018, a moeda da App Store, iTunes Store, iBooks Store, Apple Music e Armazenamento do iCloud será alterada de dólares (USD) para reais.

Após a mudança, qualquer encomenda ou assinatura será cobrada em reais. Caso ocorra algum problema em suas compras, entre em contato conosco.

Atenciosamente,
Apple

A assinatura destes serviços durante anos dependeu de cartão de crédito com validade internacional, e os preços eram dados em dólar, depois convertidos para real na fatura. Com a mudança anunciada, a Apple oferece um serviço de localização, ou seja, adaptação para o mercado local. Usuários do Android já pagavam em real.

A correspondência da Apple não especifica alguns detalhes, como qual vai ser a cotação da moeda adotada. Supõe-se que os preços da App Store e similares sejam automaticamente listados para real no caso dos usuários brasileiros.


Cientistas transformam cerveja em combustível para carros

Técnica desenvolvida no Reino Unido busca criar um substituto para o petróleo e emprega processo semelhante aos das cervejarias.

Sxc.hu
Processo de fabricação de cerveja é base para experimento de criação de combustível de cientistas britânicos
Na luta contra as mudanças climáticas, a busca por substitutos do petróleo é urgente. Nesse sentido, químicos da Universidade de Bristol, no Reino Unido, deram os primeiros passos no desenvolvimento de um novo combustível para o setor de transporte, usando a cerveja como ingrediente principal. Uma das alternativas tem no Brasil, o bioetanol. Contudo, ele não é o substituto ideal para o petróleo, por gerar menos energia, se misturar facilmente com a água e ser corrosivo para os motores. Existe ainda o butanol, mas ele é dificilmente obtido de fontes renováveis.

Por anos, os pesquisadores de Bristol buscaram por uma forma de converter o etanol em butanol. Em laboratório, com etanol puro, a técnica já foi desenvolvida, mas para ser escalada ela precisa ser adaptada às condições reais, com caldos de fermentação cheios de água e outras impurezas. "O álcool em bebidas alcoólicas é na verdade o etanol, exatamente a molécula que queremos converter em butanol como substituto do petróleo", disse o professor Duncan Wass, líder das pesquisas. "Então as bebidas alcoólicas são o modelo ideal para a fermentação industrial do etanol. E o etanol para combustíveis é essencialmente feito por um processo de fabricação de cerveja. Se a nossa tecnologia funciona com bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja que é o melhor modelo, então ela mostra que tem potencial para ser escalada para produção de butanol como substituto do petróleo em escala industrial."

A tecnologia usada para converter o etanol em butanol é conhecida como catalisador, químicos usados para acelerar e controlar uma reação química. E o catalisador desenvolvido em Bristol é capaz de converter cerveja, especificamente o álcool na cerveja, em butanol. Ao comprovar o funcionamento do catalisador com uma mistura real de etanol, os pesquisadores demonstraram que a tecnologia pode ser escalada. "Nós não desejamos usar realmente a cerveja em escala industrial para competir com a produção de alimentos" ponderou Wass. "Mas existem formas de obter etanol para combustíveis da fermentação que produza algo parecido quimicamente com a cerveja, então a cerveja é um excelente modelo disponível para testar a nossa tecnologia."

O próximo passo é testar o processo em grande escala, e, segundo o cronograma dos pesquisadores, isso deve levar cinco anos.

Celulares com 4G superam 3G pela primeira vez no País

Receita com dados supera faturamento com voz, diz Telebrasil.

Raquel Reckziegel/GES-Especial
Smartphones com 4G ultrapassaram 3G, mas ainda há muitos 2G, segundo levantamento. E uso de dados suplantou o de voz nas operadoras
O número de celulares conectados com a tecnologia 4G ultrapassou o de aparelhos 3G pela primeira vez no País. A virada se deu no mês de outubro, segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), divulgado nesta terça-feira (5). O levantamento também aponta que a receita de dados (Internet) das operadoras de telefonia móvel superou o faturamento obtido com voz (ligações).

Os celulares conectados com a tecnologia 4G somam 95 milhões de aparelhos, enquanto o número de dispositivos com 3G é de 92 milhões. Há ainda 36 milhões de celulares com tecnologia 2G, de acordo com os dados mais recentes da Telebrasil, de outubro deste ano.

O levantamento da associação das empresas de telecomunicações aponta que os celulares 3G apresentaram evolução constante até 2015, quando atingiram 159 milhões. Desde então, a tendência de alta se inverteu e o crescimento passou a ser mais acentuado no 4G. Se o ritmo de crescimento continuar nos próximos meses, a previsão é de que o total de celulares 4G feche este ano acima de 100 milhões.

O número de aparelhos 2G ainda é considerado alto pela Telebrasil. A associação afirma que a maior barreira de migração dessa tecnologia é o preço do smartphone, mais alto para os outros tipos de acesso à Internet.

A rede 4G no Brasil chega hoje a 3.363 municípios, onde moram 90% da população brasileira, de acordo com o levantamento. Em todo o País, são 205,5 milhões de acessos à Internet pela rede móvel. São ainda 28,3 milhões são em banda larga fixa. O Brasil tem hoje 241 milhões de chips de telefonia móvel.


RECEITA MAIOR COM DADOS

As receitas de dados das operadoras do Brasil superaram o faturamento com voz este ano, aponta o levantamento. No terceiro trimestre deste ano, a receita por dados atingiu 62% da receita média por usuário, enquanto por voz foi de 38%. No terceiro tri de 2016, a divisão era de 51% para voz e de 49% para dados.

De acordo com a associação, no terceiro trimestre de 2012, 77% do que as empresas recebiam por usuário era do serviço de voz e 23% do serviço de Internet. A expectativa é de que essa proporção vai aumentar e pode chegar em 80% de receita com e de 20% com voz em 2018.


Google Play escolheu melhores de 2017, veja a lista

Seleção inclui aplicativos da loja do Android, mas também filmes e até músicas de streaming.

Divulgação
Os personagens de Moana - um mar de aventuras, da Disney. O filme foi escolhido o melhor do ano no Google Play
O Google Play, loja on-line do Android, divulgou nos últimos dias uma relação dos melhores de 2017. Não são só aplicativos. Além de apps mais populares ou criativos, tem também melhor filme, melhor livro e melhor canção de streaming.

A escolha é feita pelas equipes do Google e do Android. Algumas categorias, como apps mais inovadores ou apps mais divertidos, são meio subjetivas, e incluem muita recomendação da equipe. Mas outras são ligadas à popularidade ou à votação dos usuários. Mesmo as categorias de melhor filme, por exemplo, passam pela popularidade junto aos usuários.

O Google divulgou listas dos Estados Unidos e do Brasil. Confira abaixo.

No Brasil:

Mais populares no País
1 - Messenger Lite: ligações e mensagens gratuitas
2 - Topbuzz: Notícias do Dia, Vídeos Engraçados, Gifs
3 - Kwai - Rede Social de Vídeos
4 - MagiMobile - Magiespadas
5 - Selfie Camera - Filter & Sticker & Photo Editor

Melhor app
Socratic - Ajuda para Matemática e Dever de Casa

Os mais divertidos
1 - PicsArt Animador: Gif & Vídeo
2 - HOOKED - Chat Stories
3 - Multishow Play
4 - InColor - Livro de Colorir
5 - Adobe Photoshop Sketch

Os melhores para crianças
1 - Star Walk 2: Astronomia em portugues para crianças
2 - Idiomas para Crianças | Mondly
3 - Cidade Sago Mini
4 - A Vida no Toca: Escritório
5 - Dr. Panda Café Freemium

Os melhores tesouros escondidos
1 - Socratic - Ajuda para Matemática e Dever de Casa
2 - Airbnb
3 - CastBox: Podcast Gratuito
4 - Medite.se
5 - Sons Relaxantes da natureza para Mim

Os mais inovadores
1 - Bitcoin Wallet - Coinbase
2 - Be My Eyes - Helping the blind
3 - Pinterest - ideias em imagens e fotos
4 - Snapchat
5 - Google Earth


Nos Estados Unidos:

Best app 2017
Socratic - Math Answers & Homework Help

Best game 2017
CATS: Crash Arena Turbo Stars

Principais músicas em streaming em 2017
HUMBLE. by Kendrick Lamar
Shape of You by Ed Sheeran
DNA. by Kendrick Lamar
Mask Off by Future
Body Like A Back Road by Sam Hunt

Melhores filmes
Moana
Rogue One: uma história Star Wars
Mulher Maravilha
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Doutor Estranho

Melhores programas de tevê
Game of Thrones
Rick and Morty
The Walking Dead
The Big Bang Theory
Doctor Who

Melhores livros
The Subtle Art of Not Giving a F*ck by Mark Manson
It by Stephen King
The Battlemage by Taran Matharu
Thirteen Reasons Why by Jay Asher
Ready Player One by Ernest Cline

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS