VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Niyama

Seja lá onde estiver, esteja por inteiro

E aí vem aquela sensação de que as horas passaram voando e você não fez tudo que tinha que fazer. E a vida vai passando..

O que você está fazendo agora? Onde você está? Talvez pensando no que vai fazer depois. Ou no que já fez. 

E quem predomina no seu dia-a-dia? É você que manda na sua mente ou é a sua mente que manda em você?

Muitas vezes, e sem nos darmos conta, estamos fazendo uma coisa e pensando em outra. Acordamos já pensando no que temos para fazer naquele dia. Vamos trabalhar pensando em coisas de casa. Voltamos pra casa pensando em coisas do trabalho. Fazemos refeições e mal sentimos o gosto da comida. Aliás, muitas vezes acabamos comendo demais justamente por não prestar atenção no que estamos fazendo. Conversamos com alguém e dois minutos depois temos que perguntar novamente à pessoa o que ela disse, porque enquanto ela falava, nossa atenção não estava ali. Estava no celular. Na televisão. No computador ou em outro lugar, mais longe.

E aí vem aquela sensação de que as horas passaram voando e você não fez tudo que tinha que fazer. E os dias vão passando. A vida vai passando, rápido demais.

Neste fim de semana, se tiver a oportunidade de descansar, aproveite. Se estiver com a sua família ou seus amigos, curta a presença deles. Aprenda a estar mais no presente e menos no passado ou no futuro. Uma boa maneira de fazer isso é começar a observar a si mesmo. Viu que começou a mexer no celular durante a conversa? Volte sua atenção a quem está com você. Deixe o celular de lado. Longe, se precisar. Está lavando a louça ou dirigindo e a sua cabeça foi para outro lugar? Volte ao presente. Preste atenção no trânsito, no carro, no que está fazendo. Preste atenção em você. A partir daí, nossos momentos começam a ser ainda mais plenos e ainda mais especiais. E pode ser que a vida ainda passe rápido demais - mas pelo menos, estaremos vivendo, e não simplesmente passando por ela.

Tenha um ótimo fim de semana!

*Texto lido no bloco Momento Zen, no programa Carona da Rádio ABC 900 AM. 

1º Encontro Holístico de São Leopoldo

Evento reunirá prática de yoga, palestras, dança, meditação e exposições.

O mês de setembro vai começar com um encontro holístico em São Leopoldo. A primeira edição do evento ocorre na Sociedade Ginástica Social da cidade (Rua José Bonifácio, Centro) nos dias 2 e 3, das 10 às 19 horas no primeiro dia e até às 18 horas no segundo, com entrada no valor de 10 reais. O público vai poder participar de prática de yoga, meditação, palestras, dança e exposições de produtos, além de atendimentos, praça de alimentação e novidades na área holística. O evento é organizado pelo Espaço Terapêutico Maktub. Confira a programação:

02/09

10h - Prática de hatha yoga com a professora Andréia Borges

11h - Palestra Eneagrama das Emoções, Ser Feliz ou Ter Razão?, com Tatiane Martins

12h - Palestra Como as Barras de Acess podem ajudar a conquistar a Felicidade Plena?, com Flavio Isaac da Silva

13h - Palestra Aromaterapia, O Sol para Dias Cinzentos, com Aline Alves

14h - Palestra As forças do Zodíaco em nossa vida, com Gil Vieira

15h - Palestra Constelação familiar: livre para ser você, com Evelaine Passos

16h - Palestra Pathwork, eu escolho ser feliz, mas o que faço com esse aperto no peito?, com Catia Cassini

17h - Palestra Mente positiva: a chave para a felicidae e sucesso!, com Marysa Sarmento

18h - Meditação com tigelas de cristal, com Karla Klara Luz

03/09

11h - Palestra Mudando realidades! Conquiste a saúde emocional, mental e física por meio da homeostase quântica informacional, com Adelio Ari Szlachta

13h - Palestra A Chama Violeta e Os Sete Raios na Nova Era, com Luiz Carlos Jr.

14h - Palestra Pedras, Deuses minerais e sua Missão no Resgate Consciencial Humano,  com Marcelo Stoduto

15h - Vivência: Biodanza e a arte de ser feliz, com Simone Erthal e Tânia Liscano

16h - Vivência: Shakti Ventre, com Simone Alves Shubra

17h - Vivência: Celebração Ostara - O despertar da vida, o retorno da deusa da natureza, o equilíbrio da luz e da escuridão, com o Clã Flores da Deusa

Workshop de Meditação em Campo Bom

Evento ocorre dia 26 de agosto das 9 às 12 horas.

Quem tem interesse em começar a praticar meditação ou aprender um pouco mais sobre essa técnica terá uma oportunidade no finalzinho de agosto. No dia 26, das 9 às 12 horas, ocorre um Workshop de Meditação na clínica Q10 Saúde em Campo Bom. O evento será ministrado pelo médico, instrutor de meditação e autor do livro "Meditação" Charles Genehr. As inscrições custam 100 reais até dia 18 de agosto, 120 até dia 25 e 150 no dia do evento e podem ser feitas pelo telefone 3597-3420. As vagas para o evento, que conta com o apoio da CDL Campo Bom, Clínica Q10 e Vegana Banana, são limitadas! 

Meditação: a calma vem de dentro

Conversei com Gita Patel, que ensina e pratica meditação há 38 anos e é coordenadora da Brahma Kumaris em Los Angeles.

Na quinta-feira, fui acompanhar a editora do caderno Viver com Saúde, Gabriela da Silva, para uma entrevista com Gita Patel, coordenadora da organização Brahma Kumaris em Los Angeles (o vídeo com uma entrevista linda você confere na segunda-feira aqui no site do Jornal NH!). Ela pratica e ensina meditação há 38 anos. Gita nos contou a sua história, como saiu da África para estudar na Índia e, na organização e na prática de meditação, encontrou seu propósito de vida. Para Gita, a meditação pode ser usada como uma ferramenta para o autoconhecimento e também para aprender a lidar melhor com as situações do dia-a-dia.

Em tempos conturbados e de muita informação o tempo todo, Gita fala muito em calma. E ressalta: vem de dentro. Diz ela: "o principal foco é o ser interior. Eu sou feliz. Eu sou amor. Eu sou pura. Eu sou alegria. Ao tomar consciência disso e conseguir se manter nesse estado, é possível manter a calma, porque todos os desafios e problemas estão do lado de fora". Para Gita, a maneira como lidamos com as situações do dia-a-dia pode ser uma escolha interna.

A Brahma Kumaris pratica e ensina a meditação raja yoga. É praticada sem rituais ou mantras. Basta, segundo Gita, virar o foco para dentro e concentrar toda a energia no centro da testa, onde, segundo a tradição, o terceiro olho fica localizado. Gita sugere que todos os dias, pela manhã, antes de começar qualquer atividade, possamos sentar em silêncio por 5 a 10 minutos e contemplar sobre o nosso ser. Depois, durante o dia, a cada uma hora, tirar um instante para voltar-se para seu interior e tentar manter a calma.

Segundo Gita, também é importante que possamos filtrar as informações que ingerimos. "Se isso não pertence a mim, se não é necessário para a minha vida, porque devo me preocupar com isso?" Mesmo entrando em contato com várias informações, podemos escolher o que nos serve e o que não nos serve, e o que mantemos ou não mantemos internamente.

A Brahma Kumaris tem sede em São Leopoldo e também em Porto Alegre, e organiza vários encontros para praticar meditação, para quem quiser experimentar. Em São Leopoldo, há encontros às quintas-feiras, 19 horas, com meditação conduzida. Há também, todos os domingos, encontros com meditação às 18h30 e palestra às 19 horas. Confira a programação abaixo: 

JULHO

16 - O feio e o bonito

23 - Automotivação

30 - Mude e seja livre

AGOSTO

06 - Raksha Bandhan - laços do amor eterno com Deus

13 - Servindo o Eu e os outros

20 - Necessidades da alma

27 - Mente quieta e coração em paz

SETEMBRO

03 - O jogo da vida

10 - A chave da paz e felicidade

17 - Pedagogia do amor

24 - Hábitos para manter a espiritualidade

Ainda, a Brahma Kumaris realiza, em São Leopoldo, um curso introdutório de meditação raja yoga em julho (dias 29 e 30), agosto (dias 26 e 27) e em 30 de setembro e 1º de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site da Brahma Kumaris Brasil

Há também workshops. Em agosto, no dia 5, será sobre tolerância, no dia 19, sobre mandalas e em 2 de setembro, sobre compaixão. 

Namaste! _/\_

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS