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Niyama

Palestras e workshops de meditação em São Leopoldo

Confira a programação de fim de ano da Brahma Kumaris.

Não precisa ser resolução de Ano Novo. Que tal entrar em 2018 já buscando um dia-a-dia mais tranquilo? A Brahma Kumaris oferece uma série de palestras e workshops de meditação. Confira a programação de dezembro na sede da organização em São Leopoldo (Rua Jorge Naamann, 47, Centro):

09 | Das 15 horas às 17h30 | Workshop | Escolha a Calma: Confiança

10 | 18h30 | Meditação | 19 horas | Palestra | Celebrando o Natal 

17 | 18h30 | Meditação | 19 horas | Palestra | Atitudes para uma boa convivência

Além disso, às quintas-feiras, às 19 horas, ocorre uma meditação conduzida. Ainda, às terças (19 horas) e aos sábados (8h30), para quem já concluiu o curso de Meditação Raja Yoga, há um evento de Espiritualidade Prática. 

A Brahma Kumaris também organiza, todos os sábados, às 9 horas, uma palestra aberta ao público em Canoas, na Avenida Dr. Severo da Silva, 1318, sala 104, bairro Moinhos de Vento. Mais informações pelo telefone 3592-6466, e-mail sao.leopoldo@br.brahmakumaris.org, www.brahmakumaris.org/brasil e Facebook.com/bksaoleo.

Experiencie. A meditação é uma forma excelente para se conhecer melhor, aprender a reconhecer os nossos padrões de pensamento e, a partir daí, empoderar-se para tomar as rédeas da própria vida e vivê-la com mais consciência e tranquilidade. 

Links

YouTube | Meditações, palestras e animações

YouTube | Entrevistas

Aplicativo da Brahma Kumaris | Meditações, programação, mensagens

10 maneiras de se empoderar para criar mudanças positivas

Culpa, cansaço, raiva e frustração são normais, mas não ajudam a promover a mudança.

Com o fim do ano chegando, a gente sempre acaba olhando pra trás e fazendo uma avaliação do que passou - ou, então, desejando o que queremos para o ano que chega.

2017 foi tenso. Se pararmos para prestar atenção no lado negativo do estado de espírito da sociedade como um todo, é possível perceber muita polaridade, ódio, tristeza e cansaço. Muita gente sente que já não aguenta mais uma série de situações - seja nas suas vidas pessoais ou na sua cidade, estado ou país. Só que as sensações de fadiga, mãos atadas, raiva e frustração, embora sejam muito naturais, não ajudam a promover mudança.

O hábito de reclamar, xingar ou compartilhar posts nas redes sociais, assistir a notícias repetidamente e reclamar para amigos ou família apenas alimentam os sentimentos ruins de que não estamos conseguindo fazer nada. Ajudam muito pouco a nos melhorarmos individualmente e como sociedade. Então o que podemos fazer?

No site Yoga International, uma instrutora de yoga e meditação relata uma experiência interessante que decidiu ter, durante esse ano. Molly Birkholm fez uma resolução de não reclamar sobre nada que não estivesse, de alguma forma, trabalhando para mudar. Com o passar dos meses, concluiu que há dez atitudes que todo mundo pode tomar para se empoderar e de fato criar ações para a mudança, seja no âmbito pessoal ou global.

1. Conecte-se consigo mesmo e com o que você sente, com as emoções que podem estar surgindo. Cuide de você mesmo e busque maneiras de manter-se centrado no dia-a-dia.

2. Tenha em mente que se sentir mal por alguma coisa não muda nada. É importante sim deixar vir as emoções e senti-las, mas quando tristeza, raiva ou medo superam a nossa habilidade de agir, perdemos nosso poder de mudança.

3. Concentre-se nos problemas que tocam o seu coração. E tome uma atitude em relação a eles. É muito fácil a gente se distrair com problemas alheios. Mas o que realmente afeta a sua vida? Onde você consegue, de fato, fazer alguma diferença?

4. Evite ficar sobrecarregado. Ninguém precisa carregar o mundo nos ombros.
E em situações desafiadoras, concentre-se no lado positivo - nem que isso seja o que você pode tirar de aprendizado da situação.

5. Encontre uma comunidade. A gente consegue fazer mais coisas quando nos unimos. Busque pessoas que também se identificam com a sua causa e alimente-se dessa energia de trabalhar de forma coletiva.

6. Pratique auto-compaixão, paciência e reflexão. É comum nos concentrarmos em o que podíamos ter feito ou que devíamos ter feito mais e melhor. Isso acaba nos desencorajando, muitas vezes, e minimiza a importância dos nossos esforços. Pensar mais positivamente ajuda o cérebro a se desacostumar com o padrão negativo e isso pode aumentar a sua proatividade.

7. Seja resiliente e evite desencorajamento. Se você busca uma mudança cultural ou comportamental, de alguma forma, lembre-se que isso não acontece da noite para o dia. O progresso não é sempre linear e a adversidade e maus momentos virão, mas a melhora só acontece com o tempo. Plante sementes.

8. Priorize seu tempo. É comum pensarmos que não temos tempo suficiente para ajudar. Mas temos. Dizer “não tenho tempo para isso” é uma maneira mais suave de dizer “não priorizo isso”. E tudo bem! Mas pense em aonde você investe o seu tempo e se isso de fato lhe traz satisfação e desenvolvimento.

9. Cuide de si mesmo. Ajudar os outros ou promover mudança exige energia. E você não pode dar energia se está faltando para você. Lembre-se de reservar um tempo pra você mesmo. Elimine atividades que podem parecer relaxantes, mas ocupam a mente, como olhar a timeline do Facebook ou assistir televisão por horas. Busque atividades que conectem você com você mesmo e seus pensamentos.

10. Não esqueça do poder do pensamento positivo, da energia positiva, da oração e da meditação. São formas excelentes de manter você mais em paz no meio da adversidade. Na próxima vez que medo ou preocupações surgirem, deixe que eles se cerquem de amor, presença e compaixão.

Como disse a Molly, o mundo pode ser mudado por pessoas que conseguem sentir o sofrimento e comparecer para tomar uma atitude. Só sofrer, não ajuda.

Tenha um ótimo fim de semana!

A distorção da realidade e como ela nos atrapalha

As chamadas percepções errôneas são apontadas como causa de sofrimento pelos Yoga Sutras de Patanjali.

O yoga é uma filosofia de vida que começou na Índia e busca, através de uma série de práticas, a expansão da consciência, transcendendo a condição humana do sofrimento. A palavra yoga significa união, e a prática busca essa conexão consigo mesmo e com o universo. É muito mais do que uma sequência de posturas - e há diferentes maneiras de praticar, inclusive no nosso dia-a-dia. Isso é mostrado muito claramente por uma escritura chamada de Yoga Sutras de Patanjali. Esse sábio indiano compilou os ensinamentos que eram passados de geração em geração na Índia e a sua principal lição é o autoconhecimento.

Uma das partes mais incríveis, ao meu ver, é a que Patanjali fala sobre percepções errôneas. Percepções errôneas se referem à distorção da realidade. Já há milhares de anos, o sábio apontava essa distorção como uma das causas do sofrimento e da agitação da mente. Um exemplo: você manda um questionamento super amoroso para seu companheiro ou companheira pelo Whats e não recebe nenhuma resposta. Imediatamente, a sua cabeça começa questionar se a pessoa está brava com você, o que aconteceu com ela para ela estar furiosa e o que, talvez, você tenha feito para causar essa situação. Ou, então, começa a ficar com medo de que tenha acontecido alguma coisa. Estas são percepções errôneas, e elas acontecem, normalmente, com base em fatos. O fato é: você mandou uma mensagem e não recebeu uma resposta. A sua mente imediatamente tenta encontrar uma explicação para aquela situação, por mais irreal e fantasiosa que ela seja, e pouco se atém ao que realmente aconteceu.

Outro exemplo: no trabalho, seu chefe diz que quer conversar com você. Você imediatamente já começa a pensar no que pode ter feito de errado, no que pode estar acontecendo, se vai ser demitido, se vai ganhar um aumento ou se vai levar um sermão. O fato é: seu chefe quer conversar com você. Não tem como você adivinhar o que ele quer até conversarem. E se a reunião demorar e você não dar aquela respirada funda para tentar voltar ao momento presente, a probabilidade de que vai ficar sofrendo até conversar com ele é enorme. É claro que há sutilezas neste tipo de situação, mas observar os movimentos da nossa mente e como ela reage ao que acontece ao nosso redor ajuda muito a enxergar as coisas de uma forma mais clara e a não viver reagindo defensivamente o tempo todo.

Para quem quiser ler mais sobre os Yoga Sutras de Patanjali, há muitas versões disponíveis com várias traduções na própria internet. Recomendo o livro traduzido e comentado por Sri Swami Satchinanda, com nome Os Sutras do Yoga de Patanjali. 

15 dicas para melhorar o dia-a-dia no trabalho

As orientações são do mestre zen Thich Nhat Hanh.

Minha professora de yoga costuma dizer que é "fácil" ser zen no meio de uma linda montanha ou em um retiro espiritual. Difícil mesmo é ser zen no meio do caos do nosso dia-a-dia. E um dos maiores motivos de caos, atualmente, tem sido o trabalho. Enquanto alguns lutam desesperadamente para conseguir uma concorrida vaga no mercado, quem está trabalhando frequentemente sofre com a redução das equipes, sobrecarga de trabalho e estresse. O mestre zen Thich Nhat Hanh deu 15 dicas práticas de como aplicar a técnica de mindfulness no trabalho e melhorar a relação com os colegas, a chefia e as tarefas do cotidiano.

1. A primeira coisa é começar o dia com 10 minutos de meditação, sentado. Uma boa técnica para começar é sentar-se em uma posição confortável e começar a prestar atenção no fluxo da sua respiração, em como ela entra e sai das narinas. Se ajuda, coloque um despertador baixinho para te alertar quando os 10 minutos passarem.

2. A segunda coisa é aproveitar para tomar café da manhã em casa, nem que você acorde um pouquinho mais cedo. Ajuda a começar o dia mais tranquilamente.

3. Lembre-se todos os dias da sua gratidão por estar vivo e ter outras 24 horas para viver.

4. Tente não dividir seu tempo entre “o meu tempo” e “trabalho”. Ao prestar mais atenção no presente, e se conectar com o que está acontecendo na sua mente, você pode ajudar a tornar a sua rotina no trabalho mais agradável.

5. Resista à tentação de ficar mexendo no celular quando você está no caminho de ida ou volta para o trabalho ou para compromissos. Permita-se prestar atenção nos seus arredores, e em você mesmo.

6. Descubra, no seu trabalho, um local onde você pode ir para se acalmar, parar um pouco e descansar. Lá, faça respirações bem profundas para voltar a atenção a você mesmo e retornar ao presente.

7. Na hora do almoço, coma a sua comida, não coma seus medos ou preocupações. E evite almoçar na frente do computador ou na sua mesa de trabalho. Mude de ambientes ou dê uma caminhada.

8. O mestre zen ainda aconselha a tomar chá, e a tornar essa ação um ritual. Pare de trabalhar por alguns instantes e preste atenção no líquido que você está tomando. Pense no processo pelo qual ele passou pra chegar até você, e todas as pessoas que trabalham para que você tenha as folhas dentro da sua xícara.

9. Antes de entrar em uma reunião, visualize alguém muito calmo, atento e habilidoso com você. Use isso para tentar se manter calmo e pacífico.

10. Se sentir raiva ou irritação, contenha-se: tente não falar ou fazer nada imediatamente. Volte a atenção para a sua respiração até se acalmar.

11. Pratique olhar para seus chefes, superiores, colegas ou subordinados como seus aliados, não seus inimigos. Reconheça que trabalhar colaborativamente traz mais satisfação e alegria do que trabalhar sozinho. O sucesso e felicidade de todos é o seu sucesso.

12. Expresse sua gratidão e apreciação a seus colegas regularmente, elogie as qualidades positivas deles. Isso transforma o ambiente de trabalho, tornando-o mais harmonioso e agradável.

13. Tente relaxar e se restaurar antes de ir embora, para não levar energia negativa ou frustração para casa.

14. Tire um tempo para relaxar e voltar a si mesmo quando você chegar em casa e antes de começar a fazer o que precisa fazer. Reconheça que ser multitarefa significa que você não vai conseguir se concentrar inteiramente em cada uma das coisas que precisa fazer. Faça uma coisa de cada vez e dê a isso sua total atenção.

15. No fim do dia, escreva em algum lugar todas as coisas boas que aconteceram. Regue suas sementes de alegria e gratidão regularmente, para que elas possam crescer.

Uma boa semana! 

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