Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Tecnologia
Música digital

O formato de áudio MP3 morreu?

Instituto alemão que criou o padrão abandonou o suporte

Sxc.hu
Formato de áudio que popularizou a música digital estaria sendo abandonado
Estão dizendo por aí que o MP3 morreu. O formato de música que acompanhou o estouro da música digital estaria em vias de desaparecer. O principal motivo para acreditar nisso, conforme analistas internacionais, é que até seus criadores acabam de abandoná-lo.

O MP3 é um codec de compressão de áudio, ou seja, um padrão para que arquivos sonoros diminuam de tamanho. Arquivos digitais normalmente são grandes, como os waves (WAV) do Windows. O MP3 foi um dos primeiros codecs de compactação populares, permitindo que os arquivos de música digital encolhessem o suficiente para ser possível vendê-los (ou pirateá-los) pela Internet.

O padrão foi criado pelo Instituto Fraunhofer, da Alemanha, que durante muitos anos licenciou este formato, ou seja, vendia a tecnologia e autorizava seu uso para quem estivesse fabricando programas de áudio. Este ano, o Fraunhofer anunciou que não dá mais suporte para o formato MP3, que agora passou para terceiros.

Isso não significa que o MP3 vá deixar de ser usado, mas é possível que este codec vá ficando menos comum. Outras tecnologias de compactação já têm sido empregadas em sistemas de streaming e em filmes, como o AAC. Por serem mais novos, estes outros codecs são mais eficientes que o MP3 e permitem mais qualidade com tamanho menor.

De qualquer jeito, o fim ou decadência do MP3 sinalizaria o fim de uma era.


Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS